8 de abril de 2010

O Sono do Cavalo

Observa-se que cavalos domésticos, acostumados a dormir protegidos em baias, quando soltos em pastos, lugares abertos e grandes, eles tornam-se agitados e dormem pouco até se acostumar com a rotina do local e ter certeza que está seguro para dormir profundamente. Mas quando é solto um grupo de cavalos, as coisas ficam mais fáceis, mas ainda há um período de adaptação.Leia em "Mais Informações" 
Enquanto um grupo dorme, um dos membros fica de sentinela.Saiba que os cavalos podem dormir em pé, e até possuem ligamentos especiais nos membros posteriores, que os permite sustentar-se enquanto dormem. Sabendo as posições dos cavalos, você pode saber em que estágio está o sono e em que estágio está o relaxamento do animal, pois se refletem na posição em que dormem. Portanto quando se encontra o cavalo em pé podemos dizer que está cochilando, e permanece fazendo alguns movimentos com o pescoço, vibrações na pele, abanando o rabo e alternando o membro posterior que se encontra em repouso.
De acordo com o estágio de sono, o animal recebe diferentes estímulos cerebrais. Um estágio bem interessante é o do sono médio pois, durante o estágio as ondas cerebrais atuam como se o animal ainda estivesse acordado e seus olhos parecem piscar mesmo estando fechados. Neste período do sono o corpo descansa enquanto o cérebro continua em atividade.
Detectando o sono
Sono Profundo - no sono profundo o animal deita-se totalmente sobre um dos lados do seu corpo, mantendo inclusive um dos lados da cabeça e do pescoço encostados no chão, numa postura de completo relaxamento.
Sono Médio - no sono médio o cavalo deita-se sobre a coxa e a paleta do mesmo lado, flexionando os membros colocando as patas quase debaixo do corpo e a cabeça pode estar erguida ou com focinho apoiado no solo. O período desse sono é importantíssimo para o descanso e a tranqüilidade do seu animal. O estágio que o corpo repousa enquanto o cérebro continua em atividade.
Sono Superficial - o sono superficial é quando o cavalo se encontra numa dormência muito leve. Ocorre com maior freqüência com os cavalos adultos, que passam grande parte do seu sono em pé, por possuírem os ligamentos especiais.
Entre esses três estágios de sono, o cavalo gasta em média 6 a 8 horas por dia. Não se sabe exatamente a duração de cada estágio de relaxamento, mas pode-se dizer que, em devidas condições de conforto, o período de sono médio tem uma duração de 2 horas no total, somadas em 4 ou 5 pequenas sessões. Mas, enquanto o cavalo descansa o cérebro continua trabalhando. Uma das regiões do cérebro que continua em atividade é o córtex. O animal só relaxa completamente durante o sono profundo, quando se deita sobre um dos lados do seu corpo. È importante lembrar que para que os cavalos tenham boas horas de sono e um pouco de sossego para o descanso precisam ter seu próprio espaço, limpo, organizado e confortável, isso faz parte do ciclo vital.
Tempo de Sono X Idade
O tempo de sono total nos eqüinos varia de 3 a 5 horas por dia e apresenta de 5 a 7 episódios, com duração de 30 a 40 minutos cada. O tempo de sono paradoxal - que é um sono profundo - representa 45 minutos do tempo total, ou seja, 25%. Esta relação é influenciada pela idade.
Para que o cavalo entre no estágio de sono paradoxal é necessário que ele adote o posicionamento decúbito lateral (deitado de lado). Na transição do sono de ondas lentas (sono superficial) para o sono paradoxal, ele acorda por uns segundos e faz uma rápida avaliação das redondezas, somente para certificar-se de que não há perigo.
Nos potros, logo após o nascimento, o tempo de sono ocupa metade de um dia claro. A partir dos sete meses de idade, cai ao nível do sono dos adultos. O sono é muito importante para o potro. Acredita-se que ele seja necessário para assimilação das informações adquiridas no momento em que estão despertos. A média de duração dos períodos de descanso dos potros é de sete minutos, segundo alguns experimentos. Ele normalmente se deita, no máximo, a um metro da mãe.