27 de abril de 2010

O Exame de Compra

Hoje em dia devido à grande valorização dos eqüinos de trabalho já está se desenvolvendo o hábito entre os compradores de requisitarem ao médico veterinário o exame de compra. A vantagem básica é que se conhece o animal que está sendo adquirido e não se investe em cavalos machucados ou com lesões irreversíveis. Para um bom exame é necessário que se estabeleça os objetivos para este animal, se é de esporte, cria , passeio ou equoterapia .Leia em "Mais Informações"
O comportamento do cavalo é algo fundamental, pois já prediz como será o manejo e o treinamento. O animal deve ser dócil, deixando-se examinar sem muita dificuldade. A idade é fator importante na procura de determinadas lesões e estabelecimento da gravidade e evolução das mesmas.
O exame inicia-se pela resenha do animal e segue pelo clínico geral, onde é realizado o exame físico que consiste em medir a freqüência cardíaca e se os batimentos são normais e com bom ritmo; a freqüência respiratória com boa auscultação de todo o campo pulmonar. Temperatura, coloração de mucosas, hidratação, movimentos intestinais e palpação dos gânglios também são importantes. Todas as alterações encontradas, inclusive os valores normais devem ser anotados em uma ficha de controle.A segunda fase do exame é o odontológico, onde se observam pontas de dente, dentes de lobo e ondulações na oclusão. De um modo geral os problemas odontológicos citados não invalidam a compra pois são corrigíveis. O que não se devem encontrar são os problemas, por exemplo de braquignatismo (mandíbula menor que a maxila) que são geneticamente transmissíveis. O ideal nesta parte do exame é confirmar pelo desgaste dos dentes a idade do paciente já que muitas vezes não se tem o documento em mãos.A avaliação oftalmológica é realizada com testes de ameaça, observação da simetria das pálpebras, pupilas e cílios e se necessário testes para observação de úlceras de córnea (fluoresceína e rosa bengala).
O próximo passo é o exame do sistema locomotor, este é realizado com a observação do animal caminhando ao passo e ao trote, além da avaliação do pulso nos membros que, quando presentes podem ser indicativos de processos inflamatórios. Determinadas manqueiras só são notadas em um dos andamentos e não necessariamente em ambos. A seguir passa-se as palpações do mesmo sistema.
Avalia-se sua integridade e ausência de fibroses, aderências e dor, nos ossos, músculos, tendões e articulações. É fundamental a observação dos aprumos do animal, a uniformidade de tamanho dos tendões ( extensores e flexores), ligamentos ( por ex. suspensório do boleto e anular) e a análise criteriosa de regiões que contenham sobreossos ou cicatrizes, além da conformação dos cascos.
Nos cascos ainda faz-se a palpação com a pinça de casco, onde se testam os ossos existentes no seu interior, bem como as cartilagens. Tudo isto é realizado com o animal em repouso.
Já em trabalho este animal é examinado com as flexões forçadas de todas as articulações dos membros.
De um modo geral nos anteriores inicia-se com a flexão da articulação interfalângica proximal ( art. próxima à coroa do casco) juntamente com a art. do boleto por 1 a 2 minutos e coloca-se o cavalo ao trote para avaliação. Se apresentar problemas este é classificado conforme a gravidade (+ leve; ++ moderado; +++ severo e – negativo). A flexão seguinte é a do carpo ( joelho zootécnico). Nos posteriores o exame se inicia pela art. femoro tibio patelar, segue-se com o tarso ( curvilhão ou jarrete) e depois o boleto mais interfalângica proximal.
Feito isso o animal recebe testes de flexão, extensão e abdução (abertura) dos quatro membros. Localizados os problemas e devidamente registrados na ficha passa-se ao exame radiográfico das articulações de um modo geral, ou apenas das que apresentaram problemas. No boleto existem 5 posições radiográficas, curvilhão 4, canelas 3, cascos 3.
O exame ultrassonográfico é realizado no caso de suspeitas de lesões em tendões ou em éguas para reprodução observando-se os ovários e útero. A endoscopia do sistema respiratório é indicada no caso de suspeita de problemas tais como; deslocamento de palato mole, hemiplegia laríngea, DPOC, que poderiam diminuir a performace do atleta.
Exames complementares para a compra são: anemia infecciosa eqüina, mormo - conforme a procedência do cavalo, se vem de região endêmica, anti dopping que avalia se o animal não foi medicado para o exame, em alguns casos hemograma e hemoparasitológico e no caso de garanhões o andrológico.Realizados todos os testes necessários e com a ficha nas mãos o cavalo é classificado conforme um padrão rotineiro de 0 a 5, indicando desde a ausência de problemas até o grau 5 de lesão (grave). Cabe ao possível comprador decidir a respeito da compra ou não. Em alguns casos o cliente pede a determinação do prognóstico dessas lesões encontradas e o custo aproximado de um possível tratamento.
Cada dia que passa os clientes e compradores tem se conscientizado mais em relação à importância desses exames, pois assim se consegue a avaliação da saúde e capacidade de performace do animal que se pretende adquirir. Leia tambem o artigo : "A Seleção do Cavalo de Equoterapia"

Danielle De Maria - Médica veterinária