Claro que se ele realmente quiser vir para trás não serão duas pessoas que terão força para segurá-lo e normalmente as cordas queimam as mãos dos assistentes e o cavalo se enrosca nas cordas.
Preferentemente não sede cavalos para viajar. Cavalos sedados não são senhores de seus movimentos e tem muito maior probabilidade de se machucarem e machucarem quem está em volta. Podem ainda perder o equilíbrio durante a viagem e cair no caminhão.
Veículos
Literalmente, os cavalos vêem os caminhões e trailers como armadilhas. Percepção que é muito aumentada quando o teto é muito baixo, a entrada é muito estreita ou o interior do veículo está totalmente escuro. Mesmo um cavalo acostumado a embarcar pode se recusar a entrar em um local muito apertado ou muito escuro.
Um caminhão proporcional, um embarcador bem iluminado e luz dentro do caminhão podem resolver uma grande parte dos problemas de embarque.A melhor maneira de embarcar um cavalo é que o ambiente esteja calmo, com no máximo dois ajudantes, que ele seja guiado por alguém que ele conheça com alguma coisa de que ele goste nas mãos (açúcar, cenoura).
A cada passo que ele der em direção do caminhão, deve ser encorajado com voz calma, agrados e uma recompensa para que relaxe e se distraia. Leve o tempo que levar. A paciência é muito importante. Só force o movimento para frente quando sentir que o cavalo abaixou a cabeça e relaxou a musculatura. Passo a passo. Os ajudantes devem ficar em ambos os lados quietos, sem agredir o cavalo, a uma distância segura, pressionando apenas com a sua presença o cavalo para frente.
Dicas de Embarque
Sem quinas ou pontas - dê a volta em todo o veículo e embarcador e passe a mão nas portas, janelas, divisórias, argolas de amarrar, correntes e cabos para encontrar locais potencialmente perigosos e conserte ou cubra.
Portas internas - o caminhão deve possuir portas de divisória bem encaixadas e com fácil sistema de liberação em caso de emergênciaCabos com mosquetão de segurança - importantíssimo evitar amarrar o cavalo diretamente nas correntes comumente encontradas no caminhão.
É quase impossível soltar esse tipo de mosquetão em caso de emergência.Caminhões inteiramente fechados, apesar do calor, são muito mais seguros que caminhões abertos, onde um cavalo desesperado pode "ver" uma saída que não existe e tentar se atirar por um vão ou por cima.
Portas tipo "boiadeiro", onde o cavalo tem de se abaixar para entrar são um convite ao perigo e esses caminhões não devem ser utilizados para transporte de eqüinos.Ambiente não claustrofóbico - o caminhão e o box interno devem servir ao tamanho do cavalo.
Cavalos crioulos, mangalargas e mesmo PSIs são menores do que cavalos de salto. Tenha isso em mente quando contratar um caminhão preparado para outra raça para transportar seu cavalo.
Uma boa rampa - muito importante para dar firmeza e confiança para o cavalo que embarca. Não deve ser muito curta para que a inclinação não seja muito forte e também deve ter piso antiderrapante para evitar escorregões.
Ainda não pode ser empenada, onde uma ponta fica no solo e outra ponta fica no ar, e quando o cavalo pisa ela se move e faz barulho assustando o animal e ainda levantando uma ponta de ferro onde o cavalo pode se ferir.
A rampa deve ser preferentemente protegida com guarnições laterais para evitar que o cavalo possa cair para os lados.
Na dobradiça da tampa deve ser colocada uma proteção de madeira para evitar que o cavalo coloque uma pata no buraco.
Um bom embarcador - iluminado, com bom piso, largo com laterais protegidas e altura compatível com a rampa do caminhão sempre serão um convite para o cavalo embarcar e uma segurança para as pessoas e animais.
Proteções - para levar um cavalo em um caminhão para qualquer lugar, sempre proteja suas patas. Lembre-se de que os acidentes acontecem no embarque ou desembarque, não interessa o tempo de viagem.
O preço de um bom jogo de protetores de viagem é bem menor do que o da visita do veterinário e dos remédios.
O tipo de protetor ideal é o que cobre até o casco, cobrindo os talões e sobe até o alto das canelas. Leve também em conta que protetores muito grossos podem esquentar demais em temperaturas altas e deixar o animal nervoso.
Se o protetor não cobrir o casco, devem ser colocados cloches para protegê-los e evitar pisaduras.
Sempre retire os rampões das ferraduras antes de embarcar.
Caminhão tipo boiadeiro não deve ser usado no transporte de eqüinos .
A Técnica Americana
Em 1994, a Associação Americana de Veterinários Especialistas em Eqüinos desenvolveu e apresentou uma “técnica de bom senso” para embarcar cavalos em trailers e caminhões. Antes de mais nada, é preciso reconhecer que até mesmo a menor tentativa do cavalo se mover em direção desejada deve ser reconhecida e recompensada. Sem querer, muitas pessoas acabam ensinando um cavalo não embarcar quando, sem ao menos perceberem, elogiam as tentativas do animal escapar (por exemplo, quando procuram acalma-lo com carinhos após ele ter fugido da rampa de embarque) e castigam os acertos (quando, imediatamente após ter dado um passo rampa acima, o cavalo recebe uma chicotada).
O objetivo é convencer o cavalo que realmente ele deseja estar no trailer e caminhão. Os equipamentos usados são: cabresto e corda de guia, guia com extremidade de corrente, vara e bastão de 1,80 a 2,00m de comprimento (vara de pescar, bambu ou cabo de chicote de guia) com um saco plástico atado na extremidade. No início do treinamento, a maioria dos cavalos irá considerar todas as suas possibilidades de evasão antes de decidir embarcar no trailer.
A vara com o saco plástico é utilizado para perturbar o cavalo quando ele tenta evitar o trailer-entretanto, ela nunca deve ser usada para causar dor.
A menor tentativa do cavalo de entrar no trailer deve ser recompensada imediatamente parando o “incômodo” (o agitar da vara), e agradando sua cabeça e pescoço.
Em alguns casos, pode ser necessário recompensar até mesmo o fato do cavalo olhar na direção do trailer.Também é correto sempre recompensar quando o animal estiver olhando para o trailer de cabeça baixa e orelhas em riste. Quando o cavalo começa entrar no trailer depois voltar a recuar, o correto é simplesmente agitar a vara e reiniciar o procedimento.
Quando o cavalo começa a recuar afastando-se do trailer, deve-se faze-lo recuar um número bem maior de passos do que ele tinha intenção de ir.É neste ponto que a guia com corrente pode ter utilidade. O cavalo rapidamente aprenderá que o recuo não é uma opção agradável.
O mesmo procedimento pode ser adotado se o cavalo se mover lateralmente até ficar desalinhado com o trailer.
Nunca se deve levar um cavalo para longe do trailer quando ele tiver tentando fugir do embarque, pois esta atitude recompensa e reforça o mau comportamento do animal. Além disso, o cavalo nunca deve ser empurrado ou puxado, pois ele tem uma clara vantagem física sobre os humanos.
Puxar irá somente ensinar-lhe que ele pode vencer qualquer concurso de cabo-de-guerra. Uma vez que o cavalo tenha subido no trailer, não o prenda com a porta traseira ou trava e, sim, deixe-o sair da maneira que desejar.
Depois volte a carrega-lo até que ele concorde em ser carregado e fique parado imóvel até receber o comando de sair. Dois comandos podem ser empregados para descer do trailer: um puxão na cauda do animal, aliado a um comando verbal, o que é preferível a ficar na frente do cavalo e faze-lo afastar através do cabo da guia.No início, pode haver necessidade de uma segunda pessoa na frente, dando a indicação com a guia, até que o cavalo associe o puxão na cauda com o comando para recuar.