27 de abril de 2010

A Cólica em Equinos


Hoje em dia, a cólica, para todos que lidam com cavalos, é uma das maiores preocupações.É um problema mais comum do que muita gente pensa e mata muitos cavalos a cada mês. Cólica significa uma crise de dor abdominal, de origem variada. Nós podemos especificá-la em duas maneiras: Surda: o animal fica inquieto, cava o chão, deita e levanta sem parar, come pouco ou as vezes nada. Verdadeiras: além dos sinais anteriores, o animal pode chegar a cair, coicear a si mesmo, suar profundamente, manifestando o sofrimento de forma impressionante. Na maioria das vezes, as crises se apresentam e somem; em outras, o desfecho pode ser fatal. Em alguns animais essa predisposição pode ser hereditária, mas qualquer um está sujeito a isso. Quando constatar sintomas semelhantes, a providência imediata é faze-lo andar ao passo e logo chamar um veterinário. Leia em "Mais Informações"

Na grande maioria os casos são devido a mudanças alimentares, estresse, mudanças meteorológicas, ou até um objeto ingerido pelo animal (uma pedra, por exemplo) que acaba por dificultar a digestão. Este objeto misturado com o bolo alimentar pode acabar ficando preso nas alças intestinais formando verdadeiras e perigosas pedras que, por sua vez, podem obstruir a passagem das fezes.
Os sinais clínicos mais evidentes são uma evidente inquietação do animal, que passa a realizar movimentos de raspar o chão, sapatear, escoicear o ventre ou por deitar e levantar frequentemente. Passa a olhar o flanco, rolar no chão, deitar de costas, passando a sentar de forma semelhante ao cão por um longo período de tempo. Adota uma postura anormal, que recebe o nome de “cavalo pensador”. Em casos de animais castrados, eles passam a expor o pênis sem urinar; urinam mais frequentemente e em pequenas quantidades; bate continuamente na água sem bebê-la.
Na fase inicial a dor é intermitente, podendo durar cerca de 10 minutos, com intervalos de relaxamento. Nos casos mais graves a dor é sempre contínua e pode ocorrer a adição de sinais de choque, sudorese abundante, respiração ofegante e movimentos involuntários.
Principais tipos de cólica:
Cólica de pélvica ou de impacto:
Este é o termo usado quando o intestino se torna obstruído por uma massa espessa de alimento. Geralmente ocorre no intestino grande em um dos flexórios. Este é um tipo razoavelmente comum de cólica que na maioria dos casos resolve-se facilmente com tratamento adequado. A causa mais comum é quando o cavalo está no descanso da caixa e/ou consome volumes grandes da palha, ou o cavalo tem a doença dental e é incapaz ao mastigar corretamente. Esse caso pode ser diagnosticado no exame retal, realizado por um veterinário.
No entanto esse tipo de cólica pode surgir como um óbvio sinal de algo que pode tornar-se mais complicado.
Cólica por gases :
Ocorre geralmente no intestino grande. O gás estica o intestino, causando a dor, as cólicas originadas por gases resolvem-se facilmente com tratamento apropriado, embora seja essencial assegurar-se de que não há nenhuma razão subjacente para o problema.
Cólica por Espasmos ou Espasmódica:
Alguns casos de cólica devem-se às contrações intestinais aumentadas, contrações peristálticas, alteradas no intervalo gastro-intestinal do cavalo. Pode ser o resultado de um acúmulo suave do gás dentro do intervalo digestivo do cavalo. Os sinais da cólica são geralmente suaves e respondem bem, quando tratados com a medicação adequada.
Cólica causada por parasitas: (Lombrigas grandes)
Ocasionalmente pode haver uma obstrução por um grande número lombrigas. Isto é visto o mais geralmente em cavalos novos em conseqüência de uma infestação muito pesada do equorum de Parascarus que possa subseqüentemente causar um bloqueio e uma ruptura do intestino pequeno. Cavalos pesadamente infectados podem fazer com que os sem-fins inoperantes puncionem a parede intestinal e cause uma peritonite fatal. Um bloqueio dos intestinos pequenos por sem-fins pode jorrar requer a cirurgia cólica. Uma aproximação mais conservadora pode ser dar a um cavalo um laxativo (por exemplo parafina líquida) antes de se manifestar uma infestação pesada do sem-fim for suspeitado. Os cavalos desenvolvem a imunidade aos parasitas em sua fase de vida de 6 meses a 1 ano, logo esta circunstância é
rara em cavalos do adulto.
Colite :
Alguns casos da dor abdominal são devidos à inflamação do intestino, pequenas (enterites) ou grandes (da colite). Estes são casos médicos sérios e requerem a atenção veterinária imediata.
Deslocamento ou torsão gástrica:
Em um “deslocamento”, uma parcela do intestino moveu-se para uma posição anormal no abdômen. Um “volvulvus” ou a “torsão” ocorrem quando uma parte do intestino torce. Exceto em casos raros, estes tipos de causa cólica um bloqueio total do intestino e requerem a cirurgia imediata se o cavalo dever sobreviver. Nos estágios adiantados de uma cólica do deslocamento, os sinais podem ser similares àqueles de um cavalo com uma das causas mais
benignas da cólica. Daí a importância de fazer exame serio de todos os casos da cólica.
A prevenção dos episódios de cólica depende dos fatores de manejo que consistem no controle parasitário adequado, alimentação baseada em grandes volumes de forrageiras, minimizando a quantidade de alimento concentrado, e adoção de cuidados dentais. No entanto, a maioria dos casos de cólica não atribuíveis aos parasitas ou aos fatores alimentares não pode ser evitada (HINCHCLIFF et al., 2002).
Através dos dados apresentado nesse trabalho sugere-se que seja feita uma alimentação regular e sem excesso, assegurar o acesso constante a água limpa, manter um regime consistente do exercício, controlar parasites intestinal e avaliar a eficiência periodicamente. É importante que toda pessoa que lida com cavalos consiga reconhecer os sintomas da cólica, o que pode ser fator determinante a vida do animal .