19 de outubro de 2009

Conceitos Básicos sobre o Trabalho

Por Ingrid Borghoff Troyko
Independente dos objetivos que o cavaleiro tem por meta, é importante saber que o cavalo deve ser condicionado diariamente. Exercícios diários realizados constantemente, em média de uma hora, faz parte da elaboração do plano de trabalho com uma seqüência sistemática.É impossível um cavaleiro ncontrar progresso neste binômio, se exercitando só "de vez em quando ".O aquecimento do animal e ao mesmo tempo do cavaleiro, deve ser feito nas três andaduras com rédeas mais livres ( porém com leve contato), procurando a calma, descontração, o abaixamento de pescoço, a atividade mecânica dos membros e a integração do ritmo - cavaleiro e cavalo. Posteriormente vem a retomada gradual das rédeas, concentrando- se na cadencia das andaduras de trabalho, o ritmo constante, a atenção às ajudas e a colocação do cavalo "posto na mão".
Para melhorar o contato, a descontração e flexibilidade, se recomenda o trabalho de encurvatura" ( círculos grandes e menores posteriormente, meias voltas, oito de contas, serpentinas etc. ) assim como transições de uma andadura para outra .O trabalho lateral ( em duas pistas), que ajuda na flexibilidade, engajamento dos posteriores, elasticidade das espáduas, encurvatura pela linha dorsal, deve ser feito conforme o grau de evolução em que se encontra o cavalo. Para ativar os membros, pedir o alongamento do trote e galope, na extensão das andaduras que, amplas e cadenciadas, exigem também o alongamento do dorso e pescoço. Conjuntamente se testa como o cavalo atende e aceita as ajudas do cavaleiro para a amplitude e retomada para andaduras mais reunidas. O trabalho de reunião já estará sendo feito pelos exercícios de : encurvatura, transições e alongamentos de andaduras, figuras em duas pistas ( trabalho lateral) e sequencia de movimentos. Este seria um plano de trabalho geral - "descontração, o cavalo posto na mão, contato- flexionamento, encurvatura, amplitude das passadas e transições, reunião e descontração e movimentos laterais nas três andaduras."Conforme o estágio do cavalo os exercícios vão se compondo e variando. Imprescindível é o trabalho de relaxamento final , com rédeas longas, solicitando a extensão e abaixamento de pescoço, descontração do dorso e coluna, descontração da musculatura e a respiração calma e tranqüila assim que o cavalo tenha a disposição e boa vontade para reiniciar seu trabalho no dia seguinte.
Ingrid Borghoff Troyko
Pentacampeã Brasileira de Adestramento Clássico, tendo conquistado, ainda, vários títulos de Campeã Paulista Sênior.A amazona desenvolveu brilhante carreira no exterior, tendo obtido várias colocações em Torneios Internacionais, como em 1972 na Alemanha, nos torneios de Wiesbaden, Colonia e Wolfsburg. Neste mesmo ano se consagrou Vice- Campeã do Torneio Internacional de Aachen, na Prova do Grande Prêmio.Em 1975 foi Medalha de Bronze por Equipes nos Jogos Pan-Americanos do México e em 1979 integrou a equipe terceira colocada nos Jogos Internacionais de Puerto Rico.Ingrid Troyko é instrutora de Equitação há 25 anos (12 Cursos de Adestramento com Juízes Internacionais) e Juíza Internacional de Adestramento da Federação Eqüestre Internacional (FEI) desde 1997.