2 de setembro de 2010

Cálculo dos Índices Ideais do Cavalo de Sela

Para os profissionais de Equoterapia é de grande importancia saber selecionar os cavalos do plantel de atendimento . Saber calcular os índices ideais nos permite selecionar animais com qualidade e de movimentos perfeitos . Apresentamos a seguir as fórmulas e índices que possibilitaram a todos desenvolver seu processo de seleção do cavalo de equoterapia . Leia em "Mais Informações" . 

Índice de Baron e Crevat - fórmula: I = T2/A, o resultado bom deve aproximar-se do índice 2,1125. Quanto maior o índice, mais se aproxima do tipo (forte) tração; quanto menor for o índice, mais fraco será o animal.

1 = T2/A
1 = índice
T = Perímetro Torácico
A = Altura tomada da cernelha

No comprimento do corpo, articulação escápulo-humeral, até a ponta da nádega, Multiplica-se este número por 100 e divide-se o resultado pelo perímetro torácico.
Índices Bons: 85/86/87/88; nos resultados menores que 85, o animal será considerado pesado demais, e acima de 88 demasiado delicado para sela.

IC x 100/PT
C = Comprimento do corpo x 100
PT = Perímetro Torácico

Índice Ideal Déctilo-Torácico

Exprime a relação entre o perímetro da canela e o perímetro torácico.

Fórmula: IDT = PC/PT.



O índice ideal está entre os números 0,105 e 0,108, sendo que o menor significa debilidade e o maior mais força, propício a tração.



IDT = PC/ PT
PC = Perímetro da canela
PT = Perímetro torácico

Cálculo do Peso



Sem o uso da balança, pode-se chegar a um valor muito próximo do real peso do animal, usando-se a fórmula:

P = C3 x 80
P = Peso Procurado
C3 = Perímetro Torácico elevado ao Cubo
80 = Constante

Outro Método

Deve-se medir o perímetro torácico do cavalo, na cilha e também a distância entre o ombro e a bacia, o ponto mais saliente.

Para Calcular



Adulto

Peso = a2 x b / 11900 – Fórmula simplificada de Carroll e Huntingdon

Ou seja, multiplicar o valor que obteve da cilha por ele próprio (cilha x cilha) e depois deve multiplicar pelo valor que obteve do comprimento (cilha x cilha x comprimento) e de seguida dividir por 11900 (cilha x cilha x comprimento / 11900).

Exemplificando, um cavalo que mede 170 cm na cilha e 160 de comprimento deverá ter perto de 388 kg – 170 x 170 x 160 / 11900



Potro



O calculo do peso de um potro é diferente:



Peso = (a – 25) / 0,07



Ou seja, o peso é igual ao perímetro torácico, ao qual se retira 25 e apenas depois se divide por 0,07. Exemplificando, um potro que tenha 120 cm de perímetro pesa 135 kg.

Existem outros cálculos mais exactos, mas a dificuldade de execução é elevada. Para o cálculo de dosagem de alimentos, medicamentos ou comparação de pesos antes/depois de uma viajem ou competição, estes cálculos são suficientes.



Para saber se um cavalo está em forma, pode fazer uma apalpação às seguintes zonas: garrote, pescoço, atrás dos ombros e costelas. Um cavalo gordo tem estas zonas cobertas com gordura, um cavalo magro tem essas zonas demasiado expostas. Num cavalo com o peso ideal, as costelas não estão visíveis, mas podem ser sentidas com o passar dos dedos.