19 de outubro de 2009

Observações Gerais para o Equitador

Sempre que falamos em equoterapia e mais especificamente no cavalo de equoterapia , lembramos sempre das características que devem estar presentes nos criterios de seleção , no entanto nos esquecemos que manter tais qualidades , tanto as do comportamento quanto as morfológicas e de andamento , é o mais importante para o bem estar animal e a qualidade do movimento - terapeutico .
O cavalo para manter um bom andamento , com frequencia , impulsão e engajamentoadequados deve ser constantemente exercitado com tecnica e dedicação . Lembramos que antes de solicitarmos uma ação ao cavalo , este deve saber oque está sendo pedido (no entanto o equitador deve saber como pedir) e estar apto a fazer (deve ser treinado e exercitado ) .
O Adestramento é a modalidade hípica que mais se preocupa com a qualidades dos movimentos e consequentemente com os exercícios realizados . As técnicas podem e devem ser aplicadas ao cavalo de equoterapia objetivando melhor desenpenho , calma , impulsão e treinamento para as modalidades do esporte adptado , tendo em vista que o adestramento paraequestre é modalidade olímpica e presente no quarto programa de equoterapia . É portanto obrigação do equitador conhecer as técnicas e exercícios e suas aplicações , sempre com o devido respeito ao grau de desenvolvimento de cada animal e seu trabalho diário não levando-o a exaustão .

Observações Gerais para o Equitador

É necessário cuidar do cavalo de maneira correta para que as suas necessidades naturais sejam sempre satisfeitas.Com isso se dará uma boa base para a saúde física e mental, sem as quais o cavalo não se desenvolverá corretamente no trabalho futuro.O cavalo é um animal andarilho, que precisa de movimento, tanto quanto comida e água. Um cavalo em liberdade se movimenta até 18 km. por dia - assim a sua musculatura é ativada constantemente como as articulações, os órgãos recebem oxigênio e a circulação sangüínea deixa o coração e pulmão em boas condições.
O cavalo atual se diferencia muito do cavalo selvagem, do qual descende, mas as suas necessidades natas permanecem. O seu instinto de liberdade e movimento não será satisfeito se permanecer confinado em um estábulo, ou se exercitando por pouco tempo.
Mesmo que ele tenha tido um treinamento intenso, seria aconselhável que ele tivesse chance de uma movimentação em liberdade.Quanto mais confinado o animal, maiores as probabilidades de surgirem problemas de tendões, entrecordas, articulações, como também problemas pulmonares. O cavalo é um animal de manada, sentindo se bem e seguro em companhia dos outros, por isso o seu isolamento pode acarretar problemas comportamentais.
O trabalho diário não é completo sem uma movimentação posterior - calma e livre - onde o cavalo recupera as suas forças, regulariza o seu sistema nervoso depois de um trabalho forçado e concentrado. Existem varias maneiras de solucionar estas necessidades: soltar em liberdade, trabalhar levemente na guia ou fazer um exterior.A movimentação livre e calma reforça a vivacidade e atenção do cavalo; livre dos arreios e da imposição do cavaleiro, ele se concentra mais em si, no seu instinto e obtém paz interior. Isto impedirá que surjam os vícios como engolir ar, ranger os dentes, coicear, comer estrume etc. - todos provenientes da monotonia na cocheira pela falta de contato social com outros animais. O movimento em liberdade pode melhorar consideravelmente o nível de trabalho diário mantendo o equilíbrio físico e psíquico resultando assim em um animal dócil e colaborador.


(Equitação Especial)