28 de setembro de 2009

Os Vícios de Comportamento


Os vícios são más qualidades morais que depreciam, parcial ou totalmente, o animal para fim determinado.O homem que apaixona-se de entusiasmo e afeição pelo cavalo deve conhecê-lo a fundo, no tocante às suas más qualidade, para poder penetrar no seu sentimento e ficar sabendo das suas intenções. É, sem dúvida, do perfeito conhecimento dos defeitos e vícios, que se aquilata o valor real do animal.Admite-se que grande parte dos vícios tenha origem hereditária, enquanto outros são causados por certas moléstias, pela ociosidade ou por uma iniciação mal feita.

São os principais vícios ou manias :

Bolear : é o vício no qual o cavalo empina, atirando-se bruscamente para trás, cai de costa ou de flanco. Preconiza-se como correção para esse vício o empregado da "gamarra".

Corcovear : é o vício de saltar repetida e desordenadamente, arqueando o dorso e baixando a cabeça, com o objetivo de derrubar o cavaleiro ou livrar-se dos arriamentos.

Escoicear : é o golpe brusco dado, geralmente, para trás, com um ou com os dois posteriores, podendo ser de uma ou repetidas vezes.O cavalo, no ato de aplicar o coice, em geral, murcha as orelhas e abaixa a cabeça.

Manotear : é o golpe brusco e agressivo dado com os anteriores. Assemelha-se ao coice, mas tem menor importância.

Morder : o vício de morder decorre de má índole, caráter irascível, vingança ou represália por maus tratos. Há cavalos mordedores que investem agressivamente contra o homem, tomando uma atitude características: cabeça estendida, orelhas murchas, olhar típico, boca aberta ou semi-aberta, com os incisivos à mostra e lábios contraídos. Este vício pode ser corrigido com a realização de um trabalho contínuo do animal, feito com paciência e bons modos.

Passarinhar : certas cavalos assustadiços estacam bruscamente sobre os posteriores e atiram-se para a direita ou para a esquerda. As "passarinhadas" maliciosas podem ser reprimidas com o castigo, isto é, com a ajuda de pernas, esporas, rédeas e chicotadas, de acordo com a intensidade do gesto e o temperamento do animal.Quando praticadas pelo susto ocasional, há necessidade de, carinhosamente, fazer o animal volta à calma, "reconhecer", objetivo de maneiro a perder o medo.

Negar Estribo : é o vício que se expressa pelo fato do animal oferecer dificuldades de toda a espécie ao cavaleiro, para que este não consiga montar. Consegue-se remover este vício com paciência.

Disparar, tomar o freio ou "cavalo desbocado" : são vícios mais ou menos semelhantes, apenas com pequenas diferenças no gesto, na intensidade da ação, caracterizados todos pela desabalada carreira que o cavalo toma até o senso de conservação, que o leva de encontro a tudo, sem atender ao freio, mesmo fortemente apoiado nas barras. São causas favoráveis ao surgimento do vício de disparar:Emprego inoportuno de esporas e chicotes;Contínua "chupetadas" na boca; Instabilidade do cavaleiro na sela; Peso excessivo nos rins;Susto ocasionado pelo aparecimento brusco de qualquer objeto. Corrige-se este vício com o emprego de freios e cabeçadas especiais, através de trabalhos contínuos e bem orientados.

Estirar : é o recuo do animal amarrado, praticado com violência, no intuito de livrar-se pela ruptura da cabeçada ou do cabo que o prende. Combate-se este vício por meio de carinho, afagos no pescoço, peito, etc., ou pela retenção por buçal forte.

Empacar e Recuar : são vícios que aparecem simultaneamente, isto é, no empacar o animal (principalmente os muares), este firma manhosamente as patas, nega-se a prosseguir e, sendo acossado, geralmente recua. Este vício pode Ter origem nas fortes dores da espinha dorsal, nas más condições de conformação dos membros, nas variadas lesões do organismo, na doma defeituosa, na falta de trabalho, etc.

Refugar : é a balda que consiste em não querer passar por um determinado lugar, mesmo quando forçado: empaca, recua, desvia por um lado ou "vira nos pés", disparando parra trás.

Masturbar : certos cavalos inteiros, notadamente os potros puro sangue inglês, batem a verga em ereção de encontro ao próprio ventre ou a esfregam, repetidas vezes, entre as axilas, no encurvamento do corpo, até provocar a ejaculação. É um vício grave pelo fato de levar o animal ao esgotamento. Este vício corrige-se pela aplicação de uma cilha provida de tachas com pontas aguçadas voltadas para baixo, na parte correspondente ao ventre.

Cavar o Solo e Ostentação Contínua :são vícios parecidos, comuns em animais de temperamento excessivamente nervoso, que aparecem pela ociosidade.

Birra : é o vício que o cavalo tem de morder os objetos que o cercam: as peças dos arreamentos, a manjedoura, a porta do boxe, o palanque de amarrar, etc. Este vício provoca, dentre outros malefícios, o desgaste excessivo dos dentes incisivos. No início, este vício pode ser corrigido pela adoção das seguintes medidas:Impregnar os objetivos que estão ao alcance dos dentes com substâncias medicamentosas ou com condimentos (pimenta, mostarda, etc.), de mau gosto; Evitar a estabulação excessiva; Manter em boas condições o nível de volumoso na dieta;Evitar o emprego de volumoso peletizado ou fenado, somente.

Geofagia e Coprofagia: são os vícios de comer terra e excrementos, respectivamente. Quase sempre estes vícios são devidos a uma ou mais dessas causa ;Deficiência de minerais na alimentação; Verminose; Estabulação excessiva.

Aerofagia (engolir ar) : é o vício de fixar a boca sobre um corpo sólido, contraindo espamodicamente a musculatura envolvida na deglutição, para engolir e rejeitar o ar, o que produz um ruído característico de arroto. A aerofagia, no início, pode ser evitada pelo uso de mordaças especiais ou de coleiras no pescoço.

Incensar : é o vício que se traduz por movimentos repetidos de flexão e extensão da cabeça, acompanhados, não raras vezes, com o raspar do solo pelos anteriores.
Este vício pode ser corrigido pelo trabalho metódico e progressivo e por evitar-se a estabulação excessiva do animal.

Estufar : é o vício de estufar a barriga no momento em que se aperta a cilha, de modo que a sela afrouxa-se tão logo o animal relaxe os músculos do ventre.
Evita-se esta atitude, fazendo o animal dar um passo.

Deitar como vaca : é o vício de descansar em decúbito externo-costal, com os membros anteriores voltados exageradamente para baixo do corpo; porém de tal maneira que o tacão interno da ferradura, pelo constante atrito no codilho, dá nascimento a um higroma nessa região, que toma o nome de "codilheira", como vimos anteriormente.

Encapotar ; é o vício de colocar a cabeça baixa, com o focinho quase tocando o peito, dificultando a ação do freio e ocultando ao animal o que lhe esteja na frente.

Mesquinho : é o vício de não deixar colocar a cabeçada ou pegar na cabeça.

Língua Pendente :é o vício de manter a língua fora da cavidade bucal, que é deselegante e prejudicial à saúde.

Língua de Serpentina : é o vício de pôr e tirar a língua para fora da boca, causando ferimento, perda de saliva, dificuldade de mastigação e de apreensão da forragem.

Quebra Nozes : é a vício de bater os lábios, superior e inferior, produzindo um ruído típico, comparável àquele do aparelho "quebra-nozes".

Não deixar ferrar , atrelar ou limpas :são vícios cuja gravidade está na sua maior ou menor intensidade, variando com o temperamento de cada animal.
A habilidade no manuseio diário poderá corrigi-los com presteza.

Tique ou Birra de Urso : lembra o movimento característico do urso: oscilação ritmada da cabeça e do pescoço, acompanhada de apoio alternado dos membros anteriores dentro do mesmo compasso. O animal adquire este vício por impaciência ou por irritação. Este vício é também conhecido por "tique pendular", pela semelhança dos movimentos anormais como os do pêndulo. São causas freqüentes deste vícios:Viagens marítimas por muitos dias;Animais gulosos, por impaciência em aguardar o horário do arraçoamento;Imitação de animais que já possuem i vício;Estabulação excessiva. A correção desse vício, às vezes, é obtida pela imobilização do animal na baia. A correção da estabulação excessiva é sempre muito benéfica.

Cavalo – Gavião : é o vício que o animal adquire de disparar pelos campos, tornando-se arisco e matreiro, a fim de fugir ao trabalho ou a recolhida, de modo que para prendê-lo, só mesmo a laço ou com artimanhas.

Escabecear : é o vício que se traduz por movimentos repetidos e exagerados de elevação da cabeça, executados nos diversos andamentos. Corrige-se pelo emprego de cabeça provida de "martingal" ou "gamarra".

Comer Cola : é o hábito vicioso de comer as crinas; geralmente, da cauda dos outros animais. Este grave defeito é revelado, quase sempre, nos cavalos submetidos longas viagens, aparecendo também em cavalos com deficiência em sais minerais.