28 de setembro de 2009

Vistoria Geral dos Cavalos de Equoterapia


Antes de iniciarem as sessões de Equoterapia , é aconselhável que se faça uma verificação do s cavalos , das instalações a serem utilizadas e dos materiais . A checagem deverá fazer parte da rotina diária, levando em conta que é sua familiaridade com o normal que o habilitará a detectar os primeiros sinais de anormalidade.


Aparência geral das cocheiras
Enquanto se caminha pelo corredor até a baia dos cavalos ,observe e absorva a impressão geral do lugar. Está limpo e varrido? E os cavalos , estão olhando pelas portas, atentos e espertos, demonstrando assim, saúde e disposição, em vez de indiferença ou até medo do mundo que os rodeia? Ao entrar na baia, qual a primeira impressão, e principalmente o primeiro cheiro - de serragem seca e cavalo limpo, ou de vapores de amônia e "cavalo molhado"?
A situação da cama
A serragem deve estar seca não só na superfície porém também em profundidade. A presença de placas "ocultas" de urina e serragem molhada indica uma limpeza deficiente nas baias. Uma boa profundidade de serragem é de 20-30cm e o mínio aceitável, 10cm. O cocho de água está limpo? E o de ração?
O estado geral do cavalo
Olhe para o cavalo como se estivesse vendo pela primeira vez na vida, e pergunte-se: ele está feliz e saudável? Ele confia nas pessoas ou está receoso com alguma coisa? Se alguma dessas respostas for negativa, você tem problemas a resolver. Repare principalmente no brilho do pêlo, se o animal é curioso e amistoso em relação a você, e se ele tem apetite. Todo cavalo saudável é guloso, mesmo que tenha acabado de comer a ração. Ele sempre deverá se interessar por alguma guloseima, açúcar, cenouras ou uma maçã. Aliás, trazer sempre um petisco para seu cavalo ajudará a fazer com que ele conheça e goste de você.
Estado das pernas do cavalo

Após este primeiro exame visual, passe a uma rápido exame físico, começando pelas pernas. Observe se as quatro pernas estão "secas",ou seja, sem aumento de volumes anormais para aquele animal, especialmente na área de boletos e tendões. Se o cavalo estiver em posição de descanso - com um dos posteriores flexionado - anime-o a dar alguns passos, dentro da baia mesmo,e observe se ele distribui o peso por igual sobre as quatro patas no momento em que ficar parado novamente .
Os Materiais
Observe a condição das mantas , cilhões , fivelas e barrigueiras . Os materiais de couro não devem estar ressecados assim como os materiais de ferro não podem apresentar sinais de ferrugem . Todo o material que contem elastico deve ser testado antes de todo atendimento , evitando assim seu rompimento inesperado . Os estribos e loros devem sempre ser verificados .
Com relação aos materiais de proteção individual a atenção deve ser redobrada . Casquetes , luvas e protetores devem ser utilizados somente se não apresentarem desgaste excessivo ou qulquer sensação de desconforto .