18 de agosto de 2009

Considerações sobre o Adestramento


O adestramento desenvolve o cavalo , e principalmente o cavaleiro. Porém, existem cavaleiros bons e cavaleiros excepcionais.
O que faz a diferença entre os dois?

O Adestramento, além de ser muito técnico, é fundamentalmente estético.Esta modalidade, além de muito conhecimento, prática e experiência,
requer um lado mais apurado de sensibilidade, quase que uma sutileza artística.

“A arte é o símbolo dos sentimentos”

Junto com o conhecimento e talento é preciso que o cavaleiro monte de maneira expressiva, mais suprema, demonstrando “algo a mais” do que um simples conjunto se apresentando na prova.
É necessária uma grande simbiose com o seu cavalo: telepatia constante, concentração máxima,
grande afinidade, troca de energia e informações.


O ginete deve desenvolver e aprimorar seu animal, como também refinar sua boa postura e ajudas, de modo que sua apresentação tenha uma execução mais bonita e mais brilhante, como se estivessem representando uma peça de balé.As figuras executadas devem ser perfeitas tecnicamente, mas nota-se um toque especial quando o cavaleiro coloca todo seu sentimento e sua alma na performance. Ele se amolda à sua montada, captando a movimentação, o equilíbrio e a energia do cavalo, atuando com “a mente, o corpo e a sensibilidade” a cada segundo.

“Expressar alegria, sintonia e elegância.”
É preciso manter o “ritmo correto e fluente, a descontração, a impulsão,a elasticidade, a reunião”, conservando ao mesmo tempo a submissão, o controle e os comandos.A imposição do ritmo é dada pelo cavaleiro, tentando porém não prejudicar a cadência natural do animal, pois nada deve parecer
artificial.
Quando usar a musculatura correta na hora certa e quando descontrair a mesma?

Somente com a experiência adquirida por longo tempo de persistência e com a orientação constante de profissionais. É necessário ter consciência corporal e desenvolver diariamente a sensibilidade no uso das ajudas. O Adestramento bem feito é uma modalidade difícil, pois requer tempo epaciência. Entretanto, quanto mais maturidade, mais alegrias e compensações se têm.


Assim como uma obra de arte, um conjunto clássico se faz apenas com persistencia e amor .



A submissão está sempre presente, no entanto deve-se conservar a vontade do cavalo, seu brio, sua nobreza e personalidade.A impulsão e fluência devem ser constantes. A facilidade em executar os
exercícios demonstra elasticidade e completa descontração, mantendo-se ao mesmo tempo energia e força.

“O cavaleiro trabalha junto com o cavalo, não contra.”

Ele domina o animal com sutileza, sem contrariar a sua natureza, seu caráter e boa vontade. A atuação perfeita e discreta das ajudas demonstram um refinamento de execução, o que leva a uma correspondência imediata e precisa. Tem-se a sensação de que o cavaleiro só pensa em um movimento e o cavalo o executa incontinente.

Como aprimorar a concentração do cavaleiro e do cavalo?

Para isto é necessário muito treinamento, aperfeiçoamento físico, mental e sensitivo.

O que faz um cavaleiro ser excepcional?

Quando “coloca arte além da técnica.”
Ele deve montar expressando calma, altivez e alegria, mas o mais importante é amar o que se está fazendo.

Como o cavaleiro treina a sua parte mental?

Primeiramente ele precisa ter um bom equilíbrio do seu corpo para depois se concentrar no mental. Progressivamente ele vai eliminando tensões, ansiedade, irritação, medo, impaciência e agressividade.
Como controlar seu corpo para que não hajam tensões desnecessárias?