2 de outubro de 2013

Cadência e Alongamento: conceitos


Ensinar um cavalo é antes de tudo procurar a pureza dos andamentos, somente o cavalo que anda a passo a trote e a galope, com harmonia, relaxado, com cadência e em atitude correta, com ligeireza e vibração, poderá abordar as dificuldades superiores.

Leia o artigo em "Mais Informações" ...

A cadência é o ritmo dentro de uma energia acrescida, com gestos mais elevados com mais vigor e mais tonicidade muscular, esta cadência adquire-se graças aos exercícios que a precedem, o cavalo fica mais redondo e mais receptivo a passar de uns movimentos para os outros, assim como de um exercício para outro, o cavalo começa a estar em “ rassembler ”. 

Um estudo aprofundado do ritmo e dos andamentos naturais do cavalo quando ele se encontra calmo e em liberdade, dá-nos a perfeita noção do ritmo em que devemos trabalhar para chegar até à cadência apropriada. 

Uns cavalos são mais lentos que outros, mas será sempre muito importante ter ou procurar ter, o cavalo dentro de um bom “ rassembler ” para assim podermos trabalhar a cadência que é própria do cavalo. 

Devemos saber também qual a cadência do seu passo “ rassemblé ” também saber qual a cadência do seu trote “ rassemblé ” e do seu trote mais largo, hoje em dia também chamado de trote de trabalho. 

Vai ser justamente dentro da manutenção da cadência apropriada, que vamos guardar a ligeireza, o peso sobre as ancas e assim chegarmos ao rassembler.

Será então quando tivermos o cavalo bem redondo com um dorso flexível e que se eleva e não se afunda, que podemos começar verdadeiramente o trote médio e o trote alongado. 

Começando por ter o cavalo dentro de um trote bem equilibrado, um trote sem precipitar o movimento, as rédeas mais longas que o normal dando liberdade de abertura ao cavalo, vamos começar através de exercícios de flexibilização melhorar lentamente o equilíbrio do cavalo, que no início tem tendência em meter o seu peso sobre as espáduas e a se precipitar quando se alonga. 

Vai ser através da impulsão que o cavalo vai empurrar com os seus posteriores e com um rim flexível, cobrindo assim o terreno com equilíbrio. 

No caso do piaffer, que mais tarde será abordado, vai ser através dos seus posteriores activos e graças a um equilíbrio que o cavalo desenvolve a energia necessária para trotar sem se deslocar. 

A impulsão é o resultado da capacidade de flexão do cavalo que leva o peso para cima dos posteriores, esta flexão resulta em grande parte da capacidade das articulações se flectirem. 

Um verdadeiro alongamento do trote é aquele que resulta do “ rassembler ” com o cavalo ligeiro sobre as ancas. 

O alongamento de trote espectacular, com grandes gestos de espáduas, mas em que o dorso se afunda, com os posteriores longe e afastados, é um trote que não está dentro do domínio da arte equestre. 

Nos alongamentos um dos pontos mais importantes é o “ saber dar, quando o cavalo precisa ” um aumento de impulsão no trote “ rassemblé ” com acções conjuntas de mãos e pernas com a finalidade de aproveitar esse aumento de impulsão poderá ser o início do arranque do alongamento. 

No momento de tomar-mos a diagonal no trote alongado, temos de ter atenção para que o peso não venha para a espádua interior, também é preciso não esquecer que a passagem dos cantos é um pequeno momento da espádua a dentro. 

Nos alongamentos obtidos após o cavalo ter adquirido algum “ rassembler ” e cadência, os cavalos têm então o dorso flexível podendo os cavaleiros se sentar no trote sem saltarem no selim, como acontece nos alongamentos quando são pedidos prematuramente. 

Não devemos principalmente ultrapassar a extensão máxima que o cavalo é capaz de fazer, após um alongamento, deve-se voltar ao trote “ rassemblé ” baixando as ancas, com ligeireza e não sobre as espáduas com passadas rígidas. 

Se o cavalo se precipita um pouco na diagonal, podemos corrigi-lo com exercícios de flexão no trote “ rassemblé ” como por exemplo através de uma espádua a dentro no círculo, também com algumas paragens e recuares na diagonal fazendo depois os alongamentos na diagonal. 

Com cavalos que não têm um grande gesto nos alongamentos, podemos obter resultados com o aumento da impulsão da seguinte forma, no trote “ rassemblé ” dobrar no meio do lado pequeno do picadeiro, ladear confirmando bem o ladear, repetindo o ladear várias vezes, depois chegando ao muro continuar junto ao muro com garupa ao muro, no lado grande do picadeiro e lado pequeno saindo no canto seguinte ao lado pequeno do picadeiro na diagonal em trote alongado.