2 de janeiro de 2013

Seu cavalo morde ?

  “Retire toda a violência e você tirou 95% de todos os erros”.

Desde criança lutando contra a violência aos equinos, Monty Roberts compartilha um pouco de sua experiência e talento com os cavalos e responde sobre cavalos com o vício de morder. Leia em "Mais Informações" 

Pode-se bater em um cavalo que morde você?



Esta pergunta é um convite a milhares de outros questionamentos que ajudam a entender melhor que a mente humana ainda não está na mesma sintonia que a mente dos cavalos. Causar dor em um equino é uma das piores atitudes para uma boa relação entre cavalos e cavaleiros. Bater em um cavalo em qualquer lugar próximo à cabeça por causa do ato de morder produzirá uma futura mordida ainda mais forte.

Atacar o ponto de medo do animal é um convite para a guerra. E se nós batalharmos com o cavalo, provavelmente será ele que irá vencer. Eles são maiores, mais rápidos e velozes.
O que acontece quando alguém decide bater no cavalo que o mordeu é que esta mordida futura será mais efetiva. Por um lado, o cavalo se tornará mais ágil em relação ao tempo, mais rápido no ataque e mais veloz ao antecipar a atitude de ser atingido.


Contudo, a consequência será muito pior do que se nós simplesmente tentássemos melhorar esse quesito.Em meus trabalhos, sempre sugeri levar a atenção do cavalo para outra parte do corpo dele. Essa teoria pode ser levada também para o estábulo. Desde que domesticamos os cavalos e os mantivemos em pequenos ambientes por um longo período de suas existências, eles se tornaram demarcadores de território. A casa de um homem é o seu castelo e assim funciona também no mundo dos cavalos. Existem muitas maneiras para lidar com o comportamento de demarcação de território e eu sugiro que você continue a estudar meus conceitos.

Contra-indicações
Treinadores profissionais algumas vezes recomendarão medidas duras em uma tentativa de desencorajar a mordida. Eu já ouvi falar que você deve bater no animal no primeiro sinal de que ele irá mordê-lo. Já fui aconselhado a utilizar mecanismos pontudos nos animais. Alguns disseram para usar um par de alicates. Mas o pior que eu já escutei foi usar um prego entre os dedos para golpear o cavalo que morde.

Vamos à situação: lá estava você andando pelo estábulo e o cavalo o morde. Imediatamente, por causa da dor, você bate nas costas do animal.

Realmente, você acha que batendo no cavalo fará, com que de alguma forma, ele racionalize sua atitude. E na próxima vez que você passar pelo celeiro ele não irá mordê-lo? Eu passei 75 anos provando que ele simplesmente irá desenvolver uma mordida mais perigosa.

Cada uma dessas medidas é apenas uma garantia que você produzirá um cavalo mais perigoso e agressivo. É preciso tirar todas as ações dolorosas e violentas do treinamento, pois elas apenas farão com que o cavalo morda para baixo e saia levando partes de sua roupa e até mesmo da sua pele. Existem muitos outros caminhos para lidar com este problema.

Primeiramente eu devo dizer que quando lido com cavalos que mordem, observo que mais de 90% deles já receberam guloseimas (açúcar, cenouras, maçãs) das mãos de pessoas. Quando associamos comida com o corpo humano, nós estamos treinando os cavalos para morderem. A ciência provou que o mesmo acontece com tubarões e outros predadores marítimos. Frequentemente o proprietário dirá que ele nunca alimentou o seu animal por meio das mãos, mas acaba descobrindo que um dono anterior já fez isso. Contudo, lembre-se: ainda temos um problema para lidar.

Uma vez que eliminamos a alimentação por meio das mãos, uma pessoa responsável deve observar o cavalo de perto e imediatamente ter alguma ação no primeiro sinal de que o animal irá morder. A ação deve ser tocar a canela do cavalo com sua bota, não chutar o cavalo, apenas dar uma batida, pois a dor não é aconselhável. O que você está procurando com isso é uma distração que levará a atenção do cavalo para outras partes de seu corpo. Os cavalos respondem de maneiras variadas, por isso, selecionar um método de distração ajudará muito.

Imediatamente, após distrair o cavalo, apenas vá embora levando o cavalo com você, pare, observe e responda a qualquer sinal de mordida, baseado nas ações que recomendei. Normalmente, após oito repetições, a reação de morder tende a ser eliminada, pois o cavalo irá voltar a sua atenção para a sua canela ou sua pata.

Os cavalos têm uma ampla disponibilidade de distração, e pode-se usar essa característica como uma forma de eliminar a violência do treinamento, além de utilizá-la nos problemas relacionados à mordida.