2 de janeiro de 2013

Aprimorando nossa equitação

Seja qual for a modalidade praticada, é preciso compreender que para montarmos nossos cavalos com qualidade, ou seja, praticar a boa equitação, devemos nos concentrar na base. Um prédio em construção é o exemplo que ilustra bem essa situação. Quanto mais imponente ele for, mais firmes, profundos e bem construídos devem ser os alicerces. Leia o texto em "Mais Informações"...

Imagine essa ilustração para sua vida e para sua equitação. Se você desejar alcançar grandes resultados no esporte, e até mesmo desfrutar momentos de lazer com seu cavalo, deve construir bases largas e seguras. Mas isso não significa complicações ou complexidades. É apenas uma questão de compreender que no assunto montaria existe um dia para começar, mas não há o dia de parar. Evoluindo degrau a degrau você verá que o universo do cavalo é realmente fascinante e inesgotável.

Para que o animal compreenda seus comandos, há uma série de ajudas que servirão para que sua intenção se torne mais clara. Existem ajudas artificiais e naturais. Conhecê-las e saber usá-las é algo básico e fundamental.

As ajudas Artificiais compreendem o uso de chicote, rédeas e espora. Já no grupo Natural, temos a utilização da voz do cavaleiro, mãos, pernas e peso do corpo. Pessoalmente eu acrescentaria mais uma ajuda natural, embora isso possa causar certa polêmica. Acredito que a outra ajuda natural do cavaleiro – e para mim a mais importante – é a mente. Aqueles que já montam há mais tempo, sabem o quanto a concentração e foco no momento de montar influenciam o bom desempenho do cavaleiro.

Se, por exemplo, estou montando o cavalo e ao mesmo tempo penso em outras coisas, isso ficará perceptível ao meu animal. Meus comandos não serão precisos e minha comunicação com ele perderá qualidade e clareza. Por sua vez, o equino não entenderá minha intenção e aí iniciam os problemas entre cavalo e cavaleiro.

Para evitar que tal situação aconteça com frequência, lembre-se que quanto mais sinfônicos estiverem sua mente, seus objetivos e movimentos, mais o animal será receptivo aos comandos. Com cavalos, apenas o trabalho mecânico não tem bons resultados.
Gostaria de alertar que em nenhuma literatura técnica o fator mente é abordado como uma das ajudas na equitação, mas pessoalmente, creio que devemos considerá-la seja qual for a Equitação: Western, Clássica, Campeira, etc. Devemos procurar unir corpo e mente para obter resultados gratificantes ao cavaleiro e ao cavalo.


“Visualizar o que você quer antes de pedir. Tudo deve vir da mente. Não seja mecânico com seu cavalo, antes imagine o que quer fazer e aonde quer ir”.

Comumente, esta máxima é repetida por grandes técnicos de equitação. Em resumo, as ajudas são extensões do que sua mente concebe, não importando a modalidade praticada.

A forma como nos posicionamos e nos movemos em cima do cavalo interfere diretamente no equilíbrio e movimentação do conjunto.

O posicionamento do cavaleiro está relacionado à sintonia de todas as ajudas e esta análise é fundamental para se desenvolver um trabalho produtivo e construtivo.

Nas diversas atividades praticadas com o cavalo, as pessoas apresentam diferentes motivações para montar o animal. Alguns querem contato com a natureza, outros querem um pouco de aventura e diversão, outros querem vencer competições.

Por exemplo, se tenho alguma limitação física para manter uma boa postura e coordenação de movimentos que ajudem o cavalo a fazer aquilo que visualizo, nessa busca passaremos a trabalhar estas barreiras até o ponto em que conseguiremos melhorar o conjunto. Receios, limitações físicas, inseguranças, embaraços, incapacidade de decisão e a falta de confiança são trabalhados no cavaleiro à medida que ele se propõe a começar um vínculo junto ao cavalo.

Em busca de um objetivo, todos os limites são superados e as imperfeições melhoradas. Essa consciência nos leva ao aperfeiçoamento, até que em determinado momento conseguiremos dar ao cavalo um pouco daquilo que recebemos dele. Enquanto tentamos ensinar algo ao cavalo, estamos nos aperfeiçoando constantemente e os equinos, como são excelentes companheiros, nos permitem isso.

Texto: Júlio Nottingham
Fonte: http://www.mundoequestre.com.br/aprimorando-nossa-equitacao/