2 de janeiro de 2013

Sensibilização Eqüestre

A Sensibilização Eqüestre é uma técnica criada para facilitar e acelerar a conexão do movimento do cavalo com o sistema sensório-motor do cavaleiro. Através de exercícios progressivos, o aluno aprende a ajustar o seu centro de equilíbrio, organizar o seu corpo e executar comandos precisos para deflagrar os movimentos reflexos do cavalo. Leia em "Mais Informações" ...

O objetivo final da sensibilização eqüestre é o cavaleiro perceber que é possível coordenar todos os seus movimentos com os do cavalo, se integrando a ele como um prolongamento do seu próprio corpo e obtendo assim maior controle sobre a equitação. A aula de Sensibilização Eqüestre é realizada por um instrutor que conduz o cavaleiro montado na guia, em círculos, orientando uma seqüência de exercícios. 

Não precisando se ocupar da condução do cavalo, o aluno pode se concentrar inteiramente nestes exercícios. A aula é dividida em duas seções de 30 minutos cada, sendo a primeira com o aluno montado sem sela, numa manta, e a segunda usando sela, estribos e uma rédea simulada (sem embocadura). 

Ao chegar pela primeira vez à escola, esta é necessariamente a primeira aula, tanto para o aluno iniciante quanto para o graduado em equitação. Na primeira seção, os exercícios são feitos inicialmente ao passo. O instrutor avalia e corrige a postura e toda a coordenação corporal do aluno. Em seguida orienta sobre comandos de voz, pernas, tronco e quadris (a comunicação com o cavalo através de sons, gestos e movimentos corporais sem uso das rédeas); Através de diferentes exercícios de equilíbrio e ritmo, o aluno busca a coordenação, a flexibilidade e os movimentos independentes das diversas partes do seu corpo. 

Concentrado e relaxado, de olhos fechados, acompanhando a movimentação e o ritmo do cavalo ele consegue sentir as trocas de apoio (movimento das pernas do cavalo) sem olhar. A partir da segunda seção, montado com sela, o aluno procura sentir a correta posição sobre os ísquios, o movimento de báscula da bacia acompanhando os movimentos do cavalo, o apoio nos estribos e a pressão das pernas.

Com o uso das rédeas simuladas, exercita estabilizar as mãos, tornando-as mais ‘independentes’ do atritamento do corpo. Por último, o instrutor ensina os comandos para mudanças de velocidade e de direção. A sensibilização eqüestre não oferece nenhum risco para o iniciante. 

Todos os exercícios vão evoluindo do passo para a marcha ou trote, e para o galope, de acordo com o equilíbrio e a segurança demonstrados pelo aluno. Na segunda aula, realizada na pista, o iniciante se sentirá bastante seguro para conduzir o cavalo sozinho. Já o cavaleiro experiente, ao passar pela sensibilização, se tornará mais integrado ao cavalo e encontrará maior facilidade para superar obstáculos e dificuldades, evoluindo para uma equitação mais harmônica, prazerosa, natural, segura e eficiente.