17 de julho de 2011

Equipe Paraequestre brasileira está mais próxima de Londres 2012

A equipe brasileira venceu o Campeonato Aberto de Adestramento Paraequestre, no último final de semana, de 1 a 3/7, na cidade de Casorate Sempione, Itália. Com total de 423,120 pontos, o Brasil ficou à frente da Itália, com 416,758 pontos, e da França com 413,166, e está próximo da qualificação para os Jogos Paraolímpicos Londres 2012. Leia em "Mais Informações "


“Nossa estratégia de qualificação para 2012 se baseia no ranking por equipes. Com o resultado na Itália, passamos a liderar o ranking, estamos numa ótima posição, mas temos mais competições até o final do ano e as posições podem mudar. Temos que manter a estratégia e o foco do trabalho”, diz Marcela Parsons, diretora Paraequestre da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e chefe da equipe brasileira em Casorate Sempione.

As três equipes melhores colocadas no Campeonato Mundial 201, já carimbaram o passaporte para Londres e estão fora do ranking por equipes, que, neste momento tem o Brasil como primeiro colocado, seguido de Holanda, Bélgica e Itália. 

Os resultados da equipe brasileira foram conquistados pela soma dos excelentes resultados individuais dos quatro cavaleiros na competição.
Na sexta-feira, na prova conhecida como Team Test, os cavaleiros Vera Lúcia Mazzilli e Sérgio Fróes Oliva conquistaram mais uma vez uma dobradinha para o Brasil em um Campeonato Aberto Internacional, na categpria Grau 1a (maior nível de comprometimento).  

Montando o cavalo Locomotion, Vera Lúcia garantiu o ouro com o percentual de 70,588%. Enquanto Sérgio Fróes Oliva ficou com a prata, ao cravar 69,706%, montando Igloo de Mons.
Pela manhã do mesmo dia, Marcos Fernandes Alves, o Joca, já havia conquistado um bronze na categoria Grau 1b, montando o cavalo Luthenay de Vernay, com o percentual de 69,242%. Os três cavaleiros formam a equipe brasileira, junto com a amazona Elisa Melaranci, que na categoria Grau 2 obteve o resultado de 64,365%, com o cavalo Paradoxe Gravolette, ficando com a sexta colocação.
No sábado, no Individual Championship, Vera Lúcia Mazzilli voltou ao topo do pódio em sua categoria, com percentual de 72,750%. Desta vez, Sérgio Fróes Oliva ficou com o bronze, com o percentual de 69,167%. O italiano Andrea Vigon conquistou a prata com 70,250%.
Já no Grau 1b, Joca repetiu o bronze do dia anterior, com percentual de 71,667%. Mais uma vez, o austríaco Puch Pepo garantiu o ouro, com 75,145%. 

No Grau 2, Elisa Melaranci obteve a sétima colocação com 63,175%, na prova vencida pela anfitriã Silvia Veratti, com 72,778%.
 
No último dia de competição, na prova de Estilo Livre com Música, todos os brasileiros conquistaram medalhas em suas respectivas categorias. Elisa Melaranci garantiu um inédito bronze no Grau 2 com 65,333%, enquanto Joca repetiu o bronze dos dias anteriores com 71,583% no Grau 1b. No Grau 1a, Vera Mazzilli desta vez ficou com a prata com 71,583% e Sérgio Fróes Oliva com o bronze ao marcar 68,917%.  

“Temos um time muito forte. Nossos quatro cavaleiros conquistaram dez medalhas individuais para o Brasil, além do título por equipes. Estão todos de parabéns. Além de qualificar uma equipe completa para os Jogos, nosso objetivo é preparar um grupo forte de atletas para brilhar em Londres. Esse Aberto da Itália mostra que estamos no caminho certo”, completa Marcela Parsons.  

Fonte Site CBH - link