13 de março de 2010

O Alongamento do Cavaleiro

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Como toda atividade física, o alongamento exige procedimentos criteriosos na sua execução. Inicialmente, é indispensável ignorar o conceito ainda difundido que a manifestação da “dor” é que demonstra a eficácia do exercício. Tal consideração não tem justificativa, pois esse sinal sensitivo está indicando, na verdade, a forma incorreta na execução, assim como está alertando para possíveis traumatismos decorrentes.
A seguir, é preciso entender e assimilar que o corpo, ao se alongar, estará soltando-se e relaxando; consequentemente, a musculatura e a freqüência respiratória deverão estar descontraídas, bastando que se inspire e expire lenta e regularmente. Outro fator importante é o respeito à individualidade biológica, a diferenciação da capacidade de cada indivíduo deve ser respeitada quando da execução do exercício, para obtenção de efeitos fisiológicos adequados e para evitar-se danos à saúde do praticante. Este princípio é fundamental para o bom desenvolvimento dos demais princípios. Por último, além do alongamento se destinar à preparação e à adequação do organismo à prática eqüestre, tem a vantagem de o cavaleiro poder executar a série de exercícios já adequadamente trajado para a modalidade esportiva ( culote, botas, etc ). Leia todo o artigo em "Mais Informações" ;
Flexão e extensão do pescoço à direita, à esquerda, para a frente e para trás
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Fletir o pescoço para a frente e para trás, a partir do plano frontal, flexionando em seguida para a direita e para a esquerda, orientando-se pelo plano saginal, não levantar os ombros, olhos abertos, executar 08 a 12 vezes para cada lado.

Rotação do pescoço à direita e à esquerda
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Olhar atentamente para a direita e para a esquerda, não levantar os ombros, executar 08 a12 vezes para cada lado.

Circundação do pescoço da direita para esquerda e esquerda para direita
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Rodar a cabeça, fazendo círculos, dando voltas completas da direita para a esquerda e vice-versa, executar 08 a 12 vezes de cada lado.

Circundação dos membros superiores para frente e para trás
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente.
Execução: Fazer círculos paralelos ao corpo, com os braços estendidos e as mãos relaxadas, alternar o sentido, executar de 08 a 12 vezes em cada sentido.

Braços, ombros e região dorsal
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente.
Execução: Estender os braços para cima, entrelaçar os dedos acima da cabeça, palmas das mãos voltadas para cima, empurrar os braços para trás e para o alto, sentindo alongar toda a região descrita, permanecer por 10 a 15 segundos na posição.

Região lateral do tronco
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Braços estendidos acima da cabeça, agarrar com a mão o pulso contrário, fletir lateralmente o tronco, de maneira suave, puxando o braço por cima da cabeça, descrevendo um arco, sentir a região lateral do tronco se alongar, permanecer por 10 a 15 segundos na posição fletida, em cada lado.

Rotação do tronco
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Braços flexionados, mãos na altura do peito ou da cintura, girar para a direita e esquerda, alternadamente, manter o quadril encaixado, executar de 08 a 12 vezes para cada lado.

Espáduas
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Flexionar o tronco para frente, braços estendidos à frente, apoiando as mãos em uma parede, em um cavalete, mãos afastadas, na largura dos ombros, com os joelhos levemente dobrados, abaixar o tronco, sentir a região trabalhada, alternar as distâncias entre as mãos e a altura do apoio, para variar a área a ser atingida, permanecer por 10 a 15 segundos na posição.

Regiões lombar e posterior da coxa
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente.
Execução: Flexionar levemente os joelhos e o tronco à frente até segurar os tornozelos, se possível, encostar o peito nas coxas, estender a perna progressivamente, permanecer por 10 a 15 segundos na posição, repetir, aumentando o afastamento lateral das pernas, sentindo suave alongamento das virilhas.

Músculos adutores das coxas
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, ou mãos na cintura, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente. Execução: Grande afastamento lateral das pernas, flexionar um perna e, ao mesmo tempo, estender a outra, executar 10 a 15 segundos em cada lado.

Região posterior das pernas e tornozelos
Postura básica: Em pé, cabeça na posição natural, tronco ereto, braços soltos ao longo do corpo, pernas afastadas na largura dos ombros e ponta dos pés para a frente.
Execução: Apoiar-se com ambas as mãos em uma parede ou qualquer outro suporte, afastar os pés da área de apoio cerca de 1 metro, tendo as pernas estendidas e o corpo inclinado para a frente, avançar uma das pernas, dobrada, em direção à área de apoio, com a ponta dos pés para a frente, manter o pé oposto em total contato com o solo, sem elevar o calcanhar, ao mesmo tempo, levar o quadril à frente, alternar a perna, permanecer por 10 a 15 segundos na posição.