26 de outubro de 2009

Os Exercícios e suas Funções

por Ingrid Borghoff Troyko
O trabalho básico com o cavalo, tem como objetivo buscar a calma, concentração, retidão, reunião e impulsão – aumentando assim a atividade, não a velocidade, além da descontração, equilíbrio e flexibilidade. Para se alcançar um objetivo, é importante trabalhar nestes exercícios, e saber qual é a finalidade deles.
Trabalho em linha reta : uma pista.
Função:Busca o equilíbrio do cavaleiro e cavalo.Ele deve atender ás ajudas, se organizando e se enquadrando.Verifica- se onde estão as dificuldades de equilíbrio de cada lado nas três andaduras.
A retidão deve ser cada vez mais aprimorada ( a linha da nuca e garupa), como também a retidão e o equilíbrio no contato igual dos dois lados na embocadura e a aceitação equilibrada das duas pernas do cavaleiro.Exercícios como linhas retas , fora da cerca ou parede, diagonais,linhas quebradas ou cortar o picadeiro já demonstram se o cavalo está reto e com equilíbrio.(andaduras trabalho e reunidas).
Trabalho em círculo - encurvatura.
Função:Alongamento da musculatura da parte externa, engajamento do posterior interno. Flexionamento de nuca, pescoço e costado.Equilibra, cadencia e facilita a colocação do cavalo na mão. Somente um cavalo que já possui uma relativa retidão é que estará apto ao trabalho de encurvatura.Os posteriores seguem a linha dos anteriores, sem escapar com a garupa para fora dos círculos ou sem desequilibrar, caindo para dentro dos círculos.(Passo, trote e galope).Para controlar o equilíbrio e encurvatura dos dois lados, se trabalha o cavalo em:Círculos alternados, oito de contas, serpentinas de vários laços, meias voltas no passo e trote de trabalho (no princípio). Na andadura de galope os exercícios variam entre círculos, meias- voltas, oito de contas com transições- galope, trote e galope- serpentinas com transições- galope, trote e galope- e serpentinas com mudanças de pé.A encurvatura, mesmo que pouco acentuada ( se os círculos forem grandes) deve ser mantida, lembrando que a mesma vai da nuca até a garupa, flexionando principalmente as costelas e engajando o posterior interno.O tamanho dos círculos depende do estágio em que se encontra ocavalo, e será muito prejudicial forçar o mesmo em larguras menores.No principio círculos de 20 metros, depois 15 metros,(iniciantes) 10, 8 e 6 metros (adiantados).Com a alternância de direção se verifica qual o lado que apresenta mais dificuldade, sempre atento que o cavalo esteja enquadrado e posto na mão.(Andaduras de trabalho à princípio e depois reunidas.)
Aspectos negativos no trabalho de encurvatura:
- O cavalo está fora da mão.
- Entorta a caça, entesoura
- Passadas irregulares – corre ou diminui.
- Não consegue manter a encurvatura
- Coluna reta ou encurvatura ao contrário.
- Tensão e resistência.
- Não consegue manter o desenho.
- Cai sobre as espáduas.
Trabalho de reunião
Função:Ativa a força propulsora dos posteriores, flexionando o dorso, equilibrando e facilitando mais o trabalho.Além de formar a musculatura correta, o cavalo adquire mais equilíbrio (sobre os posteriores), consequentemente mais elevação e liberdade de espáduas, trabalhando com mais facilidade e agilidade em movimentos organizados, aceitando com presteza aos comandos das ajudas.Exercícios elementares – Transições de andaduras, alongamentos e retomada, trabalho em círculos (progressivamente mais fechados), ceder à perna e espádua à dentro no trote.Exercícios mais avançados- Transições do trote e do galope para o alto, voltas pequenas, espádua à dentro, apoio, renvers e travers no trote – renvers , travers e apoio no galope.Todo trabalho de reunião é feito progressivamente, e só terá êxito quando o cavalo estiver bem colocado na mão, flexível e com o dorso já formado – trabalhando sem dificuldades nas linhas retas como nas encurvaturas. Se a um cavalo for pedido a reunião precoce, além de se tensionar e corresponder com dificuldade, ele poderá ter sérios problemas físicos. Cabe ao cavaleiro decidir quando e quanto de reunião se deve solicitar.
Trabalho de alongamento das andaduras
Função:Não só desenvolve a flexibilidade da coluna, das espáduas e a mobilidade dos posteriores, mas também a impulsão, o engajamento dos posteriores e a auto sustentação.
Trabalho de movimentos laterais
Função:Ajuda a flexibilizar o cavalo, descontrair a coluna, alongar a parte externa e engajar o posterior interno melhorando a reunião.Propicia o trabalho mais intenso e flexível dos posteriores, bem como a leveza e mobilidade das espáduas, descontração do pescoço e ganachas. Elimina contrações musculares e melhora a atenção às ajudas.
O galope falso
Função:Melhora a qualidade do galope, busca mais equilíbrio, ritmo e prepara o cavalo para as mudanças de pé.Pode ser feito primeiramente em espaços amplos, e se o cavalo já consegue manter o galope falso bem equilibrado, sem correr, sem perder o ritmo dos galões – executado então em serpentinas ( um laço no galope justo, outro laço no galope falso, assim por diante) ou em meias voltas invertidas. (no galope de trabalho ou galope reunido).Todos os exercícios são feitos e desenhados no picadeiro com pontos de referência, que podem ser letras ou outras marcas, pois se o trabalho é feito em um campo aberto com distancias variáveis, o cavaleiro não terá como avaliar o desempenho exato de cada exercício.