26 de outubro de 2009

Aquecimento e Flexionamento

O aquecimento e flexionamento são essenciais e benéficos para o melhor desempenho do animal que vai realizar exercícios, sendo, portanto, indispensáveis às atividades físicas as quais são submetidos nos treinos .A eficácia do aquecimento e flexionamento agem diretamente na prevenção de lesões graves e dores musculares, preparando o organismo do animal gradativamente, conforme vai intensificando a atividade física. Esta pratica também permite que não apenas o metabolismo atinja um padrão ideal para suportar o exercício, mas também para que o estado psíquico do animal entre em conformidade com o que lhe será exigido, em movimentos e concentração. Podemos dividir o aquecimento em geral e específico.
O aquecimento geral vai atuar em grandes grupos musculares e o especifico, nos locais específicos que queremos exercitar, e que serão mais exigidos nas manobras de treinamento e competições.No aquecimento geral vamos ativar o organismo do animal como um todo. Teremos, com isto, um aumento da temperatura corporal do animal e da sua musculatura, por conseqüência: é o preparo do sistema cardiovascular e respiratório para atividade a ser desempenhada.Quando realizado um aquecimento adequado o suprimento de oxigênio e nutrientes nos tecidos aumentam, pela maior circulação sanguínea havendo com isso um melhor desempenho músculo-esquelético. Também as articulações são beneficiadas preparando-as para um grau maior de esforço. Em conseqüência os riscos de fratura, lesões e rupturas nos ossos, tendões e ligamentos serão menores.
Quanto ao aquecimento específico, este deve sempre ser contínuo ao aquecimento geral. Não é recomendado tirar o animal que passou horas na cocheira e iniciar o flexionamento sem ter passado pelo aquecimento geral.Os exercícios específicos, que são os de alongamento e flexionamento, irão preparar a musculatura exigida para o que iremos treinar; esses exercícios devem sempre se assemelhar aos exercícios que serão executados na atividade seguinte.São exercícios mais localizados e que requerem mais cuidado e conhecimento do profissional que vai aplica-los, considerando sempre a necessidade de cada animal e o tipo de trabalho .
Tanto a diferenciação quanto a intensidade dos momentos do aquecimento são adaptáveis a cada animal, conforme o conhecimento deste treinador, já que cada animal deve ser tratado como um único indivíduo.Nos exercícios de flexionamento ou alongamento deve-se ter mais cautela, pois se praticados de forma incorreta, sem prévio aquecimento ou em excesso, podem, ao invés de prevenir, causar lesões. Na dúvida, o melhor sempre é fazer menos do que mais.
Período do dia: Pela manhã e à noite os exercícios de aquecimento devem ser feitos de forma mais gradual e mais longa. Pela tarde, podem ser realizados por um período mais curto.
Temperatura ambiente: Em dias quentes, o tempo de aquecimento deve ser menor. Em dias frios ou chuvosos, o tempo de aquecimento deve ser maior. O ideal é que o intervalo entre o aquecimento e o início do treinamento não seja prolongado, mas um concomitante ao outro, evitando que o corpo volte a sua temperatura de repouso não tendo mais efeito.A saúde de seu animal está predominantemente nas mãos daqueles que convivem com ele e o treinam. Depende de nos profissionais e amantes dos cavalos, zelar pela saúde desses animais, prevenindo com manejo adequado tanto a preocupação do proprietário como a dor muscular do animal. O tempo gasto com o preparo dos animais para o exercício que vamos desenvolver com ele através do aquecimento e alongamento, reverterá em tempo ganho na medida em que evitaremos dores, sofrimento, e lesões desnecessárias preservando e preparando o cavalo para o trabalho .