19 de agosto de 2009

Considerações sobre o Adestramento Paraolímpico

A equitação é um dos poucos esportes onde há uma integração por igual entre PPD e atletas convencionais. Com isso acontece uma redução de tratamentos especiais que visam um aumento da qualidade de vida.Não há registros de acidentes graves pois este esporte exige cuidados especiais quanto aos equipamentos, seleção e treino dos cavalos e capacitação dos instrutores.
O atleta é sempre encaminhado ao esporte através da equoterapia aonde ele toma o contato com o cavalo e é feito um julgamento realista das reais capacidades do indivíduo.A equitação já é classificada como esporte de reabilitação e desde 1996 é esporte integrante das paraolimpiadas.Para uma pessoa com limitações físicas, que já domina as habilidades eqüestres básicas, o adestramento fornece um desafio e interesse contínuo e a oportunidade de competir até mesmo com seus colegas sem limitações físicas.Os cavaleiros são classificados, de acorde com suas limitações físicas, em quatro níveis. Esta classificação é feita por parâmetros internacionais da I.P.E.C., por pessoal técnico credenciado. O pólo de classificação no Brasil fica na Fundação Rancho GG , Ibiúna, SP.
As paraolimpiadas seguem a mesma filosofia das olimpíadas, ou seja, o melhor vence. Para que o julgamento seja adequado a I.P.E.C. oferece cursos para juizes e classificadores.
Grande parte da diversão de competir está na preparação e antecipação. Preparar-se e preparar o cavalo, ensaiar as reprises, classificar-se em competições locais fornecem uma adrenalina imperdível.
É importante lembrar que o cavaleiro não é julgado por seu esforço físico ou mental mas sim pelo resultado que este esforço produz na performance do cavalo.
As regras seguidas nas paraolimpiadas são as da F.E.I e ratificadas pela I.P.E.C.
São alguns os aspectos que devem ser lembrados ao treinar cavaleiros com limitação física:-o cavalo velho não dará conforto ao cavaleiro;
-um cavalo não adequadamente treinado não fará sentir ao cavaleiro o que é esperado dele;
-a escolha do encilhamento adequado é fundamental para não causar desconforto ao cavaleiro nem ao cavalo nem confundi-los .
Nos jogos eqüestres das paraolimpiadas as provas são:
- adestramento clássico nas modalidades reprise, estilo livre e atrelagem .
Há a necessidade de classificação em duas competições nacionais e duas internacionais para obtenção do índice olímpico .
(Drª. Gabriele Brigitte Walter- Curso de Habilitação de Instrutores de Equitação Especial)

Drª. Gabriele Brigitte Walter : proprietária e coordenadora do rancho GG , responsável pela introdução do esporte paraequestre no Brasil

Fisioterapeuta, Psicóloga, instrutora de equitação e especialista em equoterapia na Suiça, Itália e Alemanha , juiza classificadora da Federação Equestre Internacional (FEI) Em sua formação profissional constam, além de cursos acadêmicos, cursos de especialização em neurologia (Inglaterra), ortopedia (Alemanha), participação nos congressos de normatização da equoterapia acontecidos na Europa entre 1968 e 1980, estágios em centros de equoterapia de 1968 a 1972 (Alemanha). Na sua vida profissional conta com a implantação do setor de fisioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein, implantação da equipe de atendimento fisioterapico em CTI deste mesmo hospital. Colaboradora do Dr. Roberto Melaragno, foi convidada a formar a equipe de fisioterapia para esclerose múltipla.
O Rancho GG , localizado em Ibiuna ,a 70km de São Paulo e 50km de Sorocaba, com acesso pela Rodovia Bujiro Nakao, local foi projetado e construído para atender às necessidades específicas da equoterapia.Conta com pista de adestramento clássico com cerca viva em altura adequada para a segurança do praticante, redondel para doma e treinamento, piquetes para a recreação e o banho de sol dos animais, maternidade, baias e área de manejo coberta.
Em convênio celebrado com a Confederação Brasileira de Hipismo a Fundação Rancho GG foi nomeada órgão de classificação e qualificação dos atletas paraolimpicos para os jogos eqüestres a nível nacional e por registro no IPEC (Confederação Internacional Eqüestre paraolimpico) a nível internacional.

(
www.ranchogg.com.br)