19 de agosto de 2009

Adestramento como modalidade Paraolímpica


A escolha do adestramento clássico como esporte de reabilitação é uma conseqüência natural da equoterapia evoluindo para a equitação especial.
O adestramento é uma modalidade de esporte eqüestre compatível com todas idades, habilidades e estágios de equitação. É descrito como sendo uma mistura de esporte e arte. Sua beleza está no fato que, sendo esporte, incentiva o aprendizado e a experimentação, aguça os sentidos e leva o indivíduo a uma melhora de postura, propriocepção e sensibilidade .
Para possibilitar a prática segura do esporte foi elaborado um sistema de perfis para cavalos e cavaleiros criando um conhecimento preliminar de capacidade de um e de outro. Isto significa que cavaleiros portadores de deficiências físicas e/ou sensoriais podem ingressar em competições compatíveis com sua capacidade física independentemente do ranking obtido em outras competições pelos cavalos.O sistema de perfis foi introduzido para todas competições oficiais sendo recomendado sua utilização também em competições locais para garantir uma avaliação uniforme em todas competições eqüestres. Este sistema de perfis cobre todas as possibilidades de lesões. Pessoas com comprometimento mental são avaliadas pelo sistema de classificação das Olimpíadas Especiais.
Por outro lado existem aspectos especiais que devem ser levados em conta visando manter condições de competição do cavaleiro. Por exemplo: imaginemos que o tempo médio disponibilizado para cada cavaleiro seja de quatro minutos; um cavaleiro terminou sua reprise em dois minutos ou houve desistência, o juiz não deve chamar para a pista o cavaleiro seguinte senão no tempo que havia sido pré-fixado pois, tendo uma lesão física, não poderá montar o cavalo rapidamente para cobrir a pausa. Demora aumentada entre os cavaleiros por motivos burocráticos também devem ser evitados pois a musculatura, sob influencia da adrenalina de uma competição reage de forma diversa tendo espasticidade ou cansaço precoce. É aconselhável a presença de um fisioterapeuta (com conhecimento de adestramento) perto do júri para esclarecer dúvidas.

(Drª. Gabriele Brigitte Walter- Curso de Habilitação de Instrutores de equitação Especial)