29 de julho de 2016

Biomecânica da Locomoção - parte 2


Os movimentos dos equinos podem ser descritos e analisados por meio das leis mecânicas. A biomecânica pode ser definida como a disciplina que descreve e explica os movimentos utilizando termos, métodos e leis da mecânica. No caso dos equinos, a análise biomecânica pode se referir aos aspectos do rendimento atlético, da morfologia e da prevenção de lesões.


CONFORMAÇÃO X LOCOMOÇÃO

Segundo Barrey (1999), o corpo do cavalo pode ser definido como um agrupamento de vários segmentos articulados entre si, portanto, as equações que determinam os movimentos desses segmentos são mais complicadas do que aquelas que determinariam o movimento de um corpo rígido, bem como interferem na localização do centro de gravidade (Figura 1). A localização do centro de gravidade, embora varie de acordo com a conformação de cada raça ou mesmo entre indivíduos, é observada na altura média do costado do animal, caudalmente à linha que separa os terços cranial e médio do corpo. A localização do centro de gravidade, do cavalo pode ser calculada considerando a massa e as coordenadas do centro de gravidade de cada segmento ósseo.




Devido à localização mais cranial do centro de gravidade dos eqüinos relacionado ao balancim cefálico, posição e direcionamento do conjunto formado pela cabeça e pescoço, os membros anteriores suportam de 60 a 65% do peso do corpo (Stashak, 1994). As forças produzidas no contato entre os cascos e o solo têm sido estudadas por meio da utilização de plataformas de força. Os equipamentos mais avançados realizam medidas de três componentes independentes de força de reação ao solo (GRF), sendo eles, força vertical (Figura 2), longitudinal - para frente e para trás, ou horizontal e transversal - mediolateral (Hodgson e Rose, 1994).




Os criadores são interessados em identificar características de andamento em animais jovens para predizer seu desempenho futuro. Back et al.(1995), sugeriram que após normalização para conformação nas diferentes idades, a análise cinemática de potros e animais adultos é similar com certos limites. A predição visa selecionar animais com boa qualidade de andamento em idades jovens. Back et al (1995) observou que a duração da fase de suspensão, ângulos máximos de protração e retração e flexões máximas da articulação do jarrete são similares e mostram altas correlações quando os animais são observados quando potros e adultos. Para cavalos de sela, Huizinga et.al (1991a,b) e Olsson et al(2000), encontraram correlações positivas de média a alta para características de conformação e habilidade de adestramento e salto para animais em diferentes idades.

Continua Parte 3