19 de julho de 2016

Biomecânica da Locomoção – parte 1

A avaliação da biomecânica da locomoção eqüina é condição primária para o bom desempenho destes animais em suas diversas atividades e exige evolução em seus métodos, com a utilização da tecnologia de forma auxiliar. Em casos onde a avaliação qualitativa da locomoção é inadequada, necessita-se do uso de um método quantitativo de análise que oferece grande confiabilidade sem os vícios que são inerentes à análise subjetiva. Dentro da biomecânica, a análise cinemática mede a geometria do movimento enquanto a cinética estuda as forças responsáveis pelos movimentos. As diferentes formas de avaliação da locomoção e o detalhamento da análise cinemática por meio de filmagens e análise biomecânica computadorizada serão discutidos a seguir.


TERMINOLOGIAS PARA DESCREVER A LOCOMOÇÃO EQÜINA

O estudo da locomoção eqüina depara-se inicialmente com a falta de padronização da terminologia utilizada, seja isto decorrente do regionalismo dentro de um mesmo país, ou mesmo pela variação na tradução de termos de outro idioma. Ainda, existe a influência das diferentes formações técnicas dos profissionais que lidam com a locomoção dos animais, como os Médicos Veterinários, os Zootecnistas e os profissionais de Educação Física e de Fisioterapia. Abaixo estão alguns termos e variáveis relacionadas com a movimentação dos membros.

Deslocamento: Deslocamento de um corpo ou objeto medido por uma linha reta entre o ponto inicial até o ponto final.

Distância: Quantidade física de extensão com medição unitária em metros.

Passada completa: Ciclo completo de séries repetitivas dos movimentos do membro que caracterizam um andamento particular.É a seqüência de apoios, compreendida entre dois momentos idênticos de apoio sucessivos do mesmo membro.

Duração da passada: Tempo decorrido para uma passada completa.

Freqüência da passada: Número de passadas completas por unidade de tempo, podendo ser expresso em passadas por segundo (passadas/s) ou hertz, ou ainda em passadas por minuto (passadas/min)

Comprimento da passada: Corresponde ao deslocamento efetuado pelo membro em uma passada completa. Expresso em centímetros (cm) ou metros (m).

Velocidade da passada: Deslocamento do animal em função do tempo, normalmente expresso em metros por segundo (m/s) ou quilômetros por hora (km/h).

Batida: Ruído produzido quando o membro toca o solo.

Tempo: Número de batidas em uma passada completa.

Pegadas: Marcas dos cascos deixadas no solo.

Pista: Sucessão de pegadas.

Pista simples e com sobrepegada: quando as pegadas dos membros posteriores cobrem as dos membros anteriores.

Pista dupla inversa e com ultrapegada: quando as pegadas dos membros posteriores ultrapassam as dos membros anteriores.

Pista dupla direta e com retropegada: quando as pegadas dos membros posteriores não atingem as dos anteriores.

Andamento reunido ou curto: Aquele em que as passadas ocorrem com pouco deslocamento dos membros. No passo, marcha e trote ocorre a retropegada.

Andamento médio ou normal: Aquele em que as passadas ocorrem com deslocamento mediano dos membros. No passo, marcha e trote ocorre sobrepegada.

Andamento alongado: Aquele em que as passadas ocorrem com maior deslocamento dos membros. No passo, marcha e trote ocorre ultrapegada.


Movimentos parasitas: Aqueles onde os membros movimentam-se excessivamente, fora de seu curso normal, causando maior dispêndio de energia. - Toada: Refere-se à velocidade e ritmo do andamento do eqüino.

Continua parte 2