8 de fevereiro de 2011

Instrumentos de Contenção : Cachimbo

Essa foi realmente uma descoberta importante, pois permitiu executar tarefas com cavalos, que ou seriam impossíveis de serem realizadas ou exigiriam métodos mais severos de contenção, como amarrar e derrubar. Assim o cachimbo passou a ser usado para auxiliar em intervenções cirúrgicas, como castrações, drenagem de abscessos, suturas de feridas e até mesmo para marcar a fogo. Leia em "Mais Informações" .
Existem muitas explicações de como funciona o cachimbo. A primeira a ser considerada é a "inibição pela dor", um fenômeno psicológico um tanto bruto, mas que bloqueia os movimentos voluntários temporariamente. A dor supera a capacidade de reação imediata, no entanto, é diferente da dor de um corte ou uma fratura. Se for bem utilizado, o curioso é que instantaneamente o animal abandona o olhar vítreo, o entorpecimento e retoma os reflexos e o procedimento normal, após a retirada da laçada.
Outra explicação, de conteúdo mais teórico, está relacionada a acupuntura. Acredita-se que na parte de baixo do lábio superior, exista um ponto onde se possa sedar um cavalo, e a ação do cachimbo, supostamente afeta esse ponto.
Por outro lado, a mais nova teoria baseia-se na liberação das ENDORFINAS pelo organismo do animal, no momento em que ele recebe o cachimbo. As endorfinas são substâncias liberadas pelo cérebro em resposta ao stress, com propriedades anestésicas e tranqüilizantes.
O certo é que uma dose de paciência e persuasão em alguns casos pode eliminar o uso do cachimbo e livrar o animal de traumas e do pânico da aproximação. É bom lembrar que o aperto deverá ser rápido e a remoção de forma gradual, fazendo com que a última lembrança do animal seja boa, massageando o local delicadamente. Nunca solte o cachimbo de uma vez, lembre-se que podem acontecer acidentes com as pessoas que estão próximas, cuidando do cavalo.
A contenção é sempre indicada para qualquer cavalo, até mesmo para aqueles considerados mansos. Afinal, nunca se sabe exatamente qual será a reação do animal diante de uma picada de agulha ou de uma mosca que o incomode durante um curativo. O importante é que, independente do método, a contenção só seja usada quando realmente necessária.
Para a maioria das intervenções em cavalos (como nos casos de ferrageamento, curativo, aplicação de injeções, vermifugação, tosquia, inspecionar a boca do animal, etc.) é preciso que haja um método de contenção para evitar possíveis acidentes tanto ao animal quanto para quem está realizando o procedimento. No entanto, mesmo sendo necessário, o instrumento de contenção não deve ficar por muito tempo no animal, oque poderá provocar fobia e até ferimentos.
Existem diversos métodos de contenção que são conhecidos e utilizados no meio eqüestre por tratadores, veterinários ou proprietários. Entre eles estão o paletó (vinco na paleta do cavalo), erguer um dos anteriores do animal, sedativos (que nem sempre são eficazes e devem ser aplicados por médicos veterinários), peia ou cachimbos, sendo este último o mais conhecido.
Exatamente por ser o mais conhecido, o cachimbo muitas vezes é utilizado abusivamente, sendo deixado nos lábios do cavalo por um longo tempo. Além disso, muitas pessoas que o usam (principalmente os práticos) aprenderam a colocá-lo vendo alguém fazendo a contenção. Dessa forma, acabam utilizando o cachimbo de modo errado, machucando o cavalo e até a si mesmo. Não é raro que o animal se agite e quem o está segurando solte o cabo do cachimbo, que por sua vez se desenrola e volta com toda a força na cabeça da pessoa, provocando acidentes.
Por todos estes motivos é importante que você saiba oque é o cachimbo, para que serve e como deve ser utilizado de forma correta, em seu cavalo.O cachimbo é constituído por um cabo (que pode ser de madeira), com uma alça em suas extremidades. A alça pode ser de couro, algodão, nylon ou até mesmo uma corrente.
Esse é o mais comum de ser encontrado, no entanto, outros modelos semelhantes a um quebra-nozes com uma trava podem ser adquiridos em algumas lojas especializadas.
O cabo, ou a base, do cachimbo pode variar de tamanho, sendo mais longo ou mais curto. Isso é importante para aqueles cavalos mais altos ou nervosos, pois, desta forma, quem estiver segurando-o poderá manter-se mais afastado.
Por que utilizar ? Em primeiro lugar, sempre que for realizar um procedimento em um cavalo, independente do método de contenção, você deverá se aproximar do animal pela frente ou pelo lado, nunca por trás. Sua voz deve ser firme, sem apresentar sinais de medo ou apreensão. Fique bem atento, mesmo que já conheça em demasia o animal. Utilize uma bota ou botina para que seus pés fiquem mais protegidos no caso de uma pisada.
Não amarre o animal, pois se ele estirar poderá causar graves acidentes. É mais garantido que alguém segure o animal pelo cabresto nas primeiras vezes que você for realizar a contenção. Depois com a prática, você poderá fazer as duas coisas sozinho.
Do lado direito do animal segure a base do cachimbo com mão esquerda e abra a alça com a mão direita. Pegue o lábio superior do cavalo com a mesma mão que está segurando a alça do cachimbo. Empurre com a mesma mão a alça para perto do focinho e com a mão esquerda, torça a base do instrumento até que a alça aperte o lábio de tal forma que o cavalo não pense em se mexer, devido à forte e contínua pressão gerada.
Segure com firmeza a base do cachimbo até que a intervenção esteja terminada. Pessoas mais experientes costumam enrolar ainda a guia do cabresto na base do cachimbo, oque garantirá mais segurança a quem está contendo o animal.
O método pode parecer rude, mas em alguns casos, é a única maneira de se evitar que o animal se agite e acabe se machucando. Mas como foi dito, é imprescindível que o cachimbo seja utilizado apenas quando necessário e por um curto período.