14 de agosto de 2010

A Atuação do Pedagogo e do Psicopedagogo na Equoterapia

A equoterapia é uma área que atualmente vem se abrangendo no campo de trabalho do pedagogo e do psicopedagogo, como forma de auxílio nas questões onde se envolvem dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem. Cabe ressaltar a importância deste profissional na reabilitação global de muitos portadores de necessidades especiais na prática equoterápica, e na equipe multidisciplinar de um Centro de Equoterapia. A função do pedagogo e do psicopedagogo na equoterapia, não é alfabetizar no cavalo, porque se o praticante já possue alguma dificuldade de leitura e escrita, que não foi resolvida em sala de aula, com certeza uma vez por semana, trinta minutos, não é a resolução de anos rotineiros e cotidianos buscados nos ambientes escolares de aprendizagem. Portanto, a atuação destes profissionais na equoterapia, não substitue de maneira alguma o professor em sala de aula. Leia em "Mais Informações"

Mas então, qual é a atuação do pedagogo ou do psicopedagogo na equoterapia?

A ótica de atuação equoterápica destes profissionais, é auxiliar o processo de aprendizagem desenvolvido no ambiente escolar, de forma que facilite, o desenvolvimento deste processo de ensino-aprendizagem como um todo.

Buscando solucionar algumas dificuldades que possam estar prejudicando a assimilação, memorização, ou processo cognitivo do praticante.

Existem vários relevantes numa sessão equoterápica, desde a socialização, auto-estima, segurança, afetividade, psicomotricidade, articulações de fala, ludicidade, disciplina, como também situações de ensino-aprendizagem, raciocínio lógico-matemático, perceptivas motoras, sensoriais, e formação moral.

Cabe ao profissional realizar as suas avaliações e adequar as sessões equoterápicas de acordo com o seu praticante, pois não existem receitas prontas, cada terapia é única, o mais importante é respeitar os limites de aprendizagem e interação do seu praticante.

No Núcleo de Equitação Terapêutica de Osasco ocorre um trabalho multidisciplinar onde os fisioterapeutas e os profissionais da educação trabalham com objetivos interdisciplinares e até transdisciplinares, onde o pedagogo e o psicopedagogo orientam os profissionais da saúde a atuarem na sua área, de forma a abranger a aprendizagem nas situações equoterápicas, e vice-versa, os profissionais da saúde orientam os da educação para também abranger reabilitação motora e consciência postural.

Eliane Cristina Baatsch - Pedagoga/Psicopedagoga
www.equoterapianet.com.br