21 de agosto de 2009

O Reconhecimento da Equoterapia

Meio de transporte, força motriz, companheiro na prática esportiva ou simplesmente fonte de lazer e diversão, o cavalo ganhou lugar de destaque na humanidade. A liberdade que alcançamos ao cavalgar é uma sensação indescritível, algo que funciona como uma terapia. Esse potencial foi explorado pela medicina, que usa a equitação para fins de tratamento.
Trata-se da equoterapia que, de acordo com Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), é um método terapêutico e educacional, que usa o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. A equoterapia é indicada para pessoas com lesões neuromotoras, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas e disfunções sensoriais. O método também é aplicado com fins educacionais, principalmente para crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Ainda é indicada para quem apresenta distúrbios comportamentais.


" Somos pelo reconhecimento da Equoterapia como método a ser incorporado ao arsenal de métodos e técnicas direcionadas aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais." " A Equoterapia é um método educacional que favorece a alfabetização, socialização e o desenvolvimento global de alunos portadores de necessidades educativas especiais"
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
SESSÃO PLENÁRIA 09 DE ABRIL DE 1997
DIVISÃO DE ENSINO ESPECIAL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


(A Equitação Especial)