19 de agosto de 2009

Hipismo Adaptado

A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) define o Hipismo Adaptado como modalidade de competição, dentro de um conceito festivo, adaptada ao praticante de equoterapia, normatizada, coordenada, em âmbito nacional pela Associação Nacional de Desportes para Deficientes e que já realiza competições desta modalidade.
O objetivo das competições de hipismo adaptado é dar oportunidade para o praticante de equoterapia de realizar atividades de esporte e lazer. Não podemos esquecer que um dos compromissos da equoterapia é a promoção da inserção social dos nossos praticantes.
Quando você dá oportunidade para o praticante de realizar um esporte, ele passa a ter parâmetros de normalidade e deixa de ser paciente tornando-se atleta.
O Hipismo Adaptado é dividido em classes, sendo elas: série especial (prova de confraternização – poderá participar o praticante de Equoterapia que não conduz o cavalo e/ou que necessita ter um instrutor de garupa); classe A (prova realizada ao passo com cronômetro – percurso simultâneo); classe B (prova realizada ao trote com cronômetro – percurso simultâneo); classe C (prova realizada ao galope sem cronômetro – tempo ideal).
(A Equitação Especial)