18 de agosto de 2009

Frederico Caprilli e Général Decarpentry

Frederico Caprilli : o inovador

Nasceu em 1868 começou o seu percurso profissional, como um jovem cadete da Cavalaria italiana. Nesta altura começaram a surgir as primeiras máquinas de guerra e a utilização na guerra das carga de pólvora e a utilização de meios mecânicos na guerra, começando assim a decadência da cavalaria na guerra e dos homens armados a cavalo, pois um par de armas e máquinas de guerra podiam terminar rapidamente com um ataque montado.Isto significou encontrar um novo uso da cavalaria, a ideia era criar um regimento a cavalo especialmente treinado e unidades de combate de cavaleiros que poderiam atravessar terrenos difíceis, locais que o inimigo consideraria impossível de atravessar (como bancos verticais e fossos enormes), dando assim para a cavalaria a vantagem de um ataque surpresa, como também sendo útil para levar a informações a grandes distâncias.Nesta época, os cavalos com facilidade para os saltos e a saltarem por cima de obstáculos eram muito poucos.Foi acreditando que a forma e a flexibilidade dos posteriores e do postmão do cavalo, podiam melhorar a chegada ao solo após o salto, conseguindo por isso mais suavidade e assim terem as mãos do cavalo mais direitas, foram ensinados os cavaleiros a puxar as rédeas e a se apoiarem no salto ficando para atrás para terem a certeza que seria o quarto traseiro do cavalo a chegar primeiro ao solo, ou pelo menos chegarem com mais suavidade no impacto e protegerem assim a « frágil parte dianteira do cavalo... ».Foi assistindo aos cavalos a saltar em liberdade e até mesmo com o uso de habilidades fotográficas que Frederico Caprilli conseguiu documentar o movimento dos cavalos em voo enquanto saltando livremente.
Foi então que ele notou que TODOS os cavalos SEMPRE e naturalmente chegavam ao solo com os anteriores e sem complicações, começou então a desenvolver a ideia de que o cavaleiro se deveria tornar num simples passageiro e fazendo somente uma pequena interferência na abordagem do cavalo ao salto, nunca puxando nas rédeas.
Ele acreditava que os cavalos podiam ser ensinados a ser independentes, conseguindo serem eles a pensar, significando isso que se deveria mostrar ao cavalo a sua tarefa, neste caso o obstáculo e depois permitir que ele a executasse sem qualquer interferência.As novas ideias de Caprilli foram uma aparente rebelião para os ensinamentos aceites na época, foi por isso punido na sua carreira, tendo sido destacado para o sul de Itália como castigo.Depois de vários anos, um Chefe Militar italiano notou e experimentou os métodos de Caprilli e foi então que as suas novas ideias foram reconhecidas e finalmente foram postas em uso.Frederico Caprilli regressou para as escolas de cavalaria no norte de Itália e depois de um ano de treino o seu progresso e resultados não deixaram de ser simplesmente incríveis.
De facto, os cavalos começaram a serem capazes de feitos até à data impensáveis, começaram até alguns cavaleiros a treinar o salto sem rédeas.Seguindo esta inovação, Caprilli foi feito por fim Chefe Instrutor da Cavalaria italiana, soldados de todas as partes do mundo foram enviados para a sua escola para aprenderem o seu sistema de treino, baseado num ensino de independência dos cavalos e da não interferência do cavaleiro em cima dos saltos e obstáculos naturais, usando uma posição avançada que ele tinha desenvolvido.
Este estilo de equitação depressa se espalhou à volta do mundo e pôde ser visto nas Olimpíadas do ano de 1900 e o próprio Caprilli demonstrou a sua técnica saltando nos jogos Olímpicos de 1906 tendo tido um sucesso enorme.
As pessoas começaram divertir-se com os cavalos e a modalidade de salto de obstáculos começou a tornar-se um desporto popular como também um exercício militar.Federico Caprilli teve um acidente em 1907 tendo falecido quando o seu cavalo deslizou e caiu, porém este revolucionário do seu tempo, de uma nova posição de saltar obstáculos a cavalo, posição essa que ainda hoje pode ser vista e que trouxe indubitavelmente uma grande alegria e cooperação para quem salta a cavalo e para os cavalos que saltam obstáculos ao longo do mundo.

Général Decarpentry : "A impulsão deve ter para o cavalo ensinado a intensidade lancinante de uma necessidade física imperiosa e permanente"


Nasceu em 22 Janeiro 1878 Albert-Eugène Edouard Decarpentry entrou para Saumur em 1904 como sub comandante do comandante de Montjou.Cavaleiro do cadre Noir ao mesmo tempo que Pierre Danloux, Jean-Charles-Emond Wattel e de Saint Phalle, ele será instrutor de Xavier Lesage, futuro campeão olímpico e cavaleiro chefe que vai dizer « ele trabalha tranquilamente, sem dar nas vistas, sem surpreender a galeria » magoou-se no cotovelo em 1916, o cirurgião que o devia operar advertiu-o que o seu cotovelo corria o risco de ficar ancilosado, Decarpentry pede então para ficar com a posição de “ a mão no bridão ”Após a guerra ele foi nomeado segundo comandante da escola de cavalaria (1925-1931) sendo um cavaleiro de grande talento e um excelente pedagogo, ele foi igualmente um teórico de primeira ordem e será qualificado por Wattel como « o maior conhecedor » da sua geração.A sua equitação baseada sobre a « conquista da impulsão » e o abaixamento das ancas, sendo hoje considerado como um cavaleiro do modelo clássico, a sua obra mais célebre foi a “ Equitation Académique ” e diversas compilações de autores clássicos, onde juntou as suas próprias reflexões sobre as dificuldades encontradas, tendo se qualificado a ele próprio, modestamente no seu livro « recettes de cuisine équestre »As suas principais obras são:1932 Piaffer et passage1946 l'Ecole Espagnole de Vienne1948 Baucher et son école1949 Equitation Académique1954 Les Maîtres écuyers du manège de Saumur1956 L'essentiel de la méthode de haute Ecole de RaabeFoi juiz internacional de dressage de 1930 a 1939, o Général Decarpentry vai presidir até à sua morte em 1956 como júri da Federação Equestre Internacional para as provas de dressage .