6 de junho de 2011

Centros de Equoterapia : Rancho GG

A vanguarda terapêutica do terceiro milênio já está à disposição na Fundação Rancho GG - centro avançado de pesquisa em "cavalos terapeutas". Este milênio se caracteriza pela unicidade isto é, a visão dos fatos na sua totalidade e não nas suas partes como fez a ciência do milênio passado. Na medicina, por exemplo, o homem já não é mais visto como um corpo físico distinto de seu espírito. Esse novo enfoque é encontrado na psico-neuro-imunologia, na homeopatia, dentre outras especialidades médicas da atualidade. A equoterapia é uma terapia interdisciplinar ou seja, atende àqueles que a procuram em equipe na qual estão presentes o fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, médico, equitador e com especial destaque o CAVALO. Leia em "Mais Informações"


Esse animal excepcional já foi muito mal entendido pelo homem. Inicialmente foi caçado como alimento, depois tornou-se animal de tração; passou a ser montado e levar o homem à guerra! Sua natureza é de presa herbívora, é um animal de paz que vive em manadas, com complexa interação social, onde passa a maior parte do tempo pastando e brincando em liberdade.
A etologia (ciência que estuda o comportamento dos animais) compara o cavalo a um coelhinho assustado, sempre atento e tão sensível, que é capaz de perceber uma mosca pousando em sua pele! Esta é exatamente a qualidade equina que lhe empresta seu caráter terapêutico,
Ocorre que o homem contemporâneo amontoando-se em centros urbanos foi perdendo sua sensibilidade, passou a pensar a vida ao invés de experimentá-la. Dessa forma o cidadão alienado e desprovido de sua capacidade de sentir não consegue mais saber o que de fato necessita e assim faz com que os outros indicam através de livros, jornais, tv, etc, age como a sociedade quer esquecendo-se daquilo que realmente é .
Dessa maneira, desviando-se de seu caminho essencial, se desvitaliza e adoece. O cavalo através de sua sensibilidade auxilia o homem a se recuperar de sua anestesia curando-se de suas doenças.
Através do cavalo o praticante de equoterapia recupera o contato com a "natureza virgem" auxiliado pelas pernas equinas e pelo movimento tridimensional rítmico do seu andamento que imita a cadência do andar humano saudável.
Pessoas que nunca se imaginaram sobre um cavalo, saboreiam através da Equoterapia uma experiência ímpar que, não raro, muda o rumo de suas vidas ! Venha se reconectar com sua própria natureza através da lúdica experiência que o cavalo lhe oferece, na Fundação Rancho GG, em Ibiúna .


ATENDIMENTOS
LIDERANÇA : Atravez de exercícios de doma eqüestre analisar a própria postura frente ao ‘outro’ readquirindo a percepção da postura de liderança diferenciando atitudes de autoridade e autoritarismo, necessidades pessoais e coletivas. Trabalhar o ‘eu’ de forma adequada à posição de liderança dentro da empresa.
INTEGRAÇÃO DE EQUIPES: Utilizando o cavalo como elemento de coalizão, executar um trabalho em equipe buscando objetivos propostos. Analisar a postura pessoal dentro de uma equipe e a disponibilidade para interagir. Ceder e impor posturas em benefício do objetivo. Trabalhar a responsabilidade e a confiança entre os elementos da equipe.
TERAPIA DE AUTO CONHECIMENTO: Com o auxílio do cavalo e técnicas específicas de abordagem auxiliar na busca de um conhecimento do próprio ‘eu’ oculto pelas necessidades da vida moderna nas grandes cidades. O reconhecimento de si
mesmo, medos e angustias que levam à alteração do sono, imunidade, postura e relacionamento social permitindo uma retomada de uma vida mais saudável.
ATENDIMENTO ESCOLAR: As informações fornecidas em uma sessão de equitação terapêutica atingem o cérebro de forma intensa em muitas áreas simultâneamente favorecendo, assim, o desenvolvimento das prontidões, integração dos sistemas sensoriais e raciocínio.
ATENDIMENTO AO PORTADOR DE DEFICIENCIA FÍSICA: Aproveitando o movimento do cavalo ao passo, a escovação e a alimentação, com toda segurança fornecida por uma equipe e animais muito dóceis, é possível um avanço significativo nas aptidões físicas e mentais do praticante. Estimula-se a auto-suficiencia e auto confiança em uma terapia agradável e lúdica.

CONTATO FUNDAÇÃO RANCHO GG
(015) 9716-0797 ranchogg@uol.com.br