4 de maio de 2010

Rédeas : introdução a modalidade

Desempenhar a função de rédeas em um cavalo não siginifica apenas guiá-lo, mas também dominar todos os seus movimentos. Em rédeas, é pedido ao cavaleiro para desempenhar um dos 13 percursos existentes pré-estabelecidos, os quais incluem: manobras prescritas de esbarros, spins (giros de 360 graus), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180 graus saindo ao galope), mudança de mão e círculos ao galope. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O cavalo é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70. Leia em " Mais Informações" .

Mais uma modalidade olímpica , o esporte nasceu de forma empírica nos ranchos norte-americanos. No processo de aperfeiçoamento se transformou em um conjunto de manobras que hoje definem a modalidade: Círculos, Spins, Troca de Mão, Esbarro, Recuos, Rollback, Rundowns e Pausa.
Em uma prova de Rédeas o cavaleiro cumpre um percurso pré-estabelecido. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência e é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. A nota vai de 0 a 100, com média baseada em 70.
Com o objetivo de fomentar Rédeas, criadores e adeptos do esporte instituíram em 1966, nos Estados Unidos, a National Reinning Horse Association (NRHA). Hoje, a modalidade Rédeas é praticada oficialmente em 11 países, entre eles EUA, Canadá, Austrália, França, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil.
A NRHA promove e/ou chancela competições nestes países, e entre seus eventos mais importantes está o NRHA Furutity realizado anualmente em Oklahoma, EUA, reunindo cerca de 500 competidores que disputam US$ 1 milhão em prêmios.
No Brasil o esporte foi introduzido na década de 80 pelos criadores do cavalo Quarto de Milha. Objetivando a promoção da modalidade e sua expansão para outras raças foi fundada em abril de 1989 a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR). Atualmente, Rédeas conta com centenas de adeptos no Quarto de Milha, Appaloosa, Paint Horse e Crioulo, movimenta arenas especialmente no Estado de São Paulo, e em raças como o QM existem linhagens específicas na seleção destes animais.
Adotando os regulamentos da NRHA, a ANCR promove anualmente quatro competições: ANCR Super Stakes, ANCR Derby, ANCR Potro do Futuro e ANCR Campeonato Nacional.
Apresentada nas Olimpíadas de Atlanta, EUA, em 1996, Rédeas é postulante aos Jogos. Em 2000, Rédeas passou a integrar os esportes regidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) - e consequentemente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) -, sendo a única modalidade “western” regida pela entidade.
Em 2002, a modalidade estreou nos Jogos Equestres Mundiais (WEG) em Jerez de La Frontera, na Espanha. Na ocasião, 13 países estiveram representados, 11 deles na disputa por equipe. Os Estados Unidos levaram a medalha de ouro, o Canadá faturou a prata e a Itália ficou com o bronze. Na disputa Individual os Estados Unidos levaram o ouro com Shawn Flarida montando San Jo Frackles (Ouro) e a prata com Tom Mc Cutcheon montando Conquistador Whiz, enquanto o bronze ficou para a canadense Shawna Sapergia montando Pretty Much Eagle.
Em 2004 foi instituído o FEI World Reining Masters, competição realizada anualmente nos Estados Unidos. Na disputa principal, a “Aberta”, participam dois representantes dos países que se classificaram até o 6º lugar nos Jogos Equestres Mundiais. Paralelamente acontece uma outra disputa, abrangendo todos os países com um representante cada que competem nas classes “Restrita” e “Aberta”. No Brasil, a seletiva deste representante é realizada em um dos quatro eventos promovidos pela ANCR.
Em uma prova são executadas oito manobras. Círculos, Spins, Troca de Mão, Esbarro, Recuos, Rollback, Rundowns e Pausa. O cavalo entra na arena ao passo e segue até o centro da mesma demonstrando relaxamento, confiança e sem resistência aos comandos do cavaleiro.
Círculos: É o primeiro exercício. São manobras ao galope que demonstram o controle e a vontade do cavalo de ser guiado. Rédeas frouxas, sinal de pouco contato com a boca, o galope é feito em círculos grandes ou pequenos, tomando por base uma linha imaginária na pista. O grau de dificuldade está na velocidade e nas mudanças de velocidade.
Spins: São uma série de giros de 360º executados sobre o posterior (interno) fixo no solo, sem que a garupa saia de posição durante execução da manobra.
Esbarro: Emitindo o som de “whoaaaa” o cavaleiro diminui a velocidade do galope até que o cavalo traga os posteriores para debaixo do corpo numa posição fixa, deslizando em linha reta alguns metros até parar totalmente.
Troca de mão: A precisão é fundamental neste exercício onde o cavalo deve trocar seus anteriores e posteriores, ao galope, enquanto muda de direção. Com as rédeas soltas e o cavalo galopando o cavaleiro pressiona a perna direita na costela do animal. Na troca, retira a pressão da perna direita, pressionando com a esquerda, pedindo que o cavalo troque a mão do galope para direita. Ao contrário, quando estiver na mão esquerda do galope: a pressão nas costelas com a perna esquerda é retirada na hora de fazer a manobra, mudando a pressão para a direita para haver a troca de mão do galope da direita para a esquerda.
Recuos: Manobra onde o cavalo se move ao reverso, em linha reta e distância descrita no percurso de pelo menos três metros. O recuar deve ser feito de forma suave, fugindo da pressão do freio.
Rollback: É o giro de 180º sobre os posteriores após o Esbarro, quando o cavalo gira na direção oposta, partindo ao galope em movimento contínuo.
Pausa: O cavalo deve demonstrar a habilidade de permanecer parado de forma relaxada durante o momento descrito no percurso.
Rundowns (Run Downs e Run Arounds): são corridas ao galope em linha reta até o centro da arena ou pelas laterais até o final da arena. Devem ser executados em velocidade aproximada à demonstrada nos círculos grandes e rápidos.