19 de novembro de 2009

Importância da Psicologia do Esporte na Equitação

Introdução : Os primeiros momentos que antecedem qualquer competição esportiva são o bastante para fazer o coração de qualquer atleta bater mais forte. A ansiedade é um estado emocional negativo com sentimentos de nervosismo, preocupação e apreensão São vários os fatores que influenciam na ansiedade e na tensão competitiva que foram observados e estudados neste trabalho. Alguns sinais como batimentos cardíacos alterados, respiração, mãos frias e úmidas, necessidade de urinar freqüentemente, sudorese, diálogo interior negativo, olhar aturdido, tensão muscular aumentada, estomago embrulhado, indisposição, dor de cabeça , alguns destes sintomas foram observados no dia da competição.Quais os motivos que desencadeiam este estado emocional e como o psicólogo do esporte poderá atuar neste esporte.Metodologia : Os métodos utilizados foram de observação, questionamento e investigação de alguns dos meios externos relacionados à postura dos iniciantes. Foram feitas pesquisas de campo por meio de acompanhamento de seis indivíduos com idade entre 10 e 13 anos,cinco do sexo feminino e um do masculino que iriam competir em uma prova hípica pela primeira vez e tinham no mínimo um mês de experiência na escola de equitação. Este grupo foi observado no treinamento e nas competições hípicas. Foram feitas entrevistas com os pais, instrutores e com os próprios atletas.Para medir a freqüência cardíaca do grupo foram utilizados monitores marca(POLAR A3 )foram medidos em repouso, em treinamento e na competição. Ainda foi procedida pesquisa bibliográfica, uma vez que o assunto tem pouquíssimo material disponível no que se refere a psicologia do esporte aplicada a equitação. Resultados : Na observação realizada medindo a frequência cardíaca das crianças no paddock (logo antes de entrarem na pista de competição) e na avaliação através de observação dos sintomas gerais de ansiedade, pudemos perceber que ao montar para participar de uma prova o nível de ansiedade dos pesquisados já estava alterado.Os resultados de todos os pesquisados demonstrou em média um aumento de 30bpm(batimentos por minuto)da freqüência cardíaca de repouso para a freqüência no paddock, e de 70bpm para a freqüência cardíaca ao terminar a prova. Por conta dos questionários e observações e nos treinos e mesmo nas prova, verificamos ainda que os pais têm um papel muito grande no desempenho de seus filhos. Talvez mais do que os instrutores. Suas atitudes e comportamentos têm efeitos muito importantes, tanto positiva como negativamente. Portanto, segundo (Weiberg e Gold), a participação bem sucedida dos pais no esporte pode ser difícil, mas vale a pena. Foi extremamente eloqüente o resultado de nossa observação, onde o sujeito que tinha os pais de perfil psicológico mais calmo, sem demonstrar nervosismo, preocupação excessiva e ansiedade , apresentou os melhores resultados entre as crianças observadas, enquanto que o sujeito que tinha os pais com maiores alterações teve a pior performance entre todos os pesquisados. Em treinamento e competição, todos os cavaleiros estão sujeitos a ansiedade e stress, e possivelmente aqueles que melhor sabem lidar com isto são aqueles que conseguem as melhores classificações. Portanto a Psicologia do Esporte torna-se praticável na Equitação a partir do momento que poderá criar para os cavaleiros numerosas oportunidades para mudar seus antigos hábitos e atitudes, de perceber o que compromete sua performance ou o divertimento no esporte. Oferece aos cavaleiros uma variedade de formas que irão melhorar sua confiança, competência e auto-controle. Pode-se trabalhar individualmente cada cavaleiro, treinador e seus pais e criar rotinas individuais para cada um deles dentro de suas necessidades. A Psicologia do Esporte poderá ajudar no controle do temperamento das pessoas quando intenso demais e ensinar os praticantes a se divertirem. Se divertir no processo de montar em
vez de se preocupar exclusivamente em ganhar, pois a preocupação em ganhar interfere com o prazer de montar. Os pais devem entender que o mais importante ao iniciar seus filhos na vida esportiva – em qualquer esporte que seja - é saber o bem que isso pode fazer à criança em um todo, independentemente de vitórias ou troféus. Além disso, a prática de esportes desde a infância traz benefícios para toda a vida e ensina a criança que o resultado só depende dela. Elas aprendem a lidar de frente com as alegrias e decepções que podem acontecer a cada competição. O esporte é uma fonte rica em relacionamentos e ótimo para a saúde física e mental. Na Equitação, além do cavalo e cavaleiro, muitas pessoas estão envolvidas em uma competição: amigos, familiares, treinadores, público etc., o que acaba gerando um alto nível de expectativa ao redor do competidor. A expectativa de obter o reconhecimento pela sua equitação, a tentativa de agradar e formar opiniões positivas, a expectativa de ganhar a prova ou mesmo a expectativa de cair do cavalo. O cavaleiro mal treinado, pouco confiante, com pais ansiosos e com pouca interação com seu treinador terá certamente sua performance afetada e a cada resultado negativo a expectativa e a pressão serão maiores, gerando um efeito “bola de neve” que poderá acabar culminando com a desistência do esporte. Discussões e Conclusões :Pudemos concluir que através de experiências esportivas positivas como a auto-percepção, a motivação, o prazer na atividade, atitudes positivas em prol dos valores da atividade física per si, capacidade de lidar com a ansiedade, e atitudes esportivas formam o âmago das características que supre as justificativas do esporte competitivo (Wiggins,1987). Pude concluir que as crianças entram no esporte para divertir-se e a partir do momento que se iniciam nas competições um dos fatores que mais influência no aumento de seu nível de ansiedade são as manifestações das pessoas que estão ao seu redor, suas atitudes e comportamentos irão interferir de maneira intensa no esporte. Temos que ter em mente que diversão mais prazer geram resultados satisfatórios.As escolas de equitação muito podem fazer para contribuir para a iniciação esportiva destas crianças trabalhando em conjunto com profissionais da área de psicologia do esporte e os mesmos atuando como consultores na prática da equitação, trabalhando em conjunto com instrutores e todos os envolvidos no esporte.
Busato, A.¹, Catenaci, U.², Culpi, F. S. ³; .Furquim, S. 4
1 Orientador do Projeto
2 Acadêmico do Curso de Ciências Eqüinas
3 Co-orientador
4 Colaborador
Curso de Ciências Eqüinas Pontifícia Universidade Católica do Paraná