Os dentes são elementos principais pra conseguir determinar, com segurança, a idade aproximada, dos cavalos. A avaliação da idade é importante pois, muitos animais não tem registro oficial e, são negociados a base da idade aproximada. O cavalo adulto possui 40 dentes e a égua 36, normalmente, assim distribuídos:12 incisivos,6 superiores ,6 inferiores ,4 caninos, em geral ausentes na fêmea
24 molares distribuídos igualmente nas duas arcadas.
O potro, macho ou fêmea, apresenta apenas 24 dentes, todos caducos ( 12 incisivos e 12 molares)
Os dentes de leite são menores e mais brancos que os dentes permanentes e possuem um colo ou linha de estrangulamento em seu terço médio.
Com o desgaste, devido à mastigação, os dentes também mudam seu arco incisivo que, visto de perfil, é arredondado no animal jovem e vai se tornando alongado à medida que o animal envelhece.
Os dentes e suas respectivas idades
Na fase de dentes definitivos, os dentes têm forma recurva e a raiz vai se tornando cada vez mais estreita e oblíqua, com o desgaste dos dentes. Na extremidade da parte livre existe um orifício, o corneto dentário, que vai desaparecendo com o passar do tempo. Depois de algum tempo, surge uma pequena mancha castanha, chamada estrela radicular.Aos seis anos de idade, as pinças do maxilar inferior já estão sendo usadas há três anos, por isso o esmalte já aparece e a mesa dentária (a extremidade da parte livre) tem forma ovulada.Aos oito anos de idade, os cantos inferiores e todos os incisivos inferiores estão lisos e ovulados.
Aos nove anos, as pinças superiores estão lisas e ovuladas.Aos dez anos, é a vez dos médios superiores estarem apresentando tais sinais.Aos onze anos são os cantos superiores que se encontram então lisos e ovulados.
Aos doze anos começa a haver alteração do esmalte que desaparece e exibe-se a estrela dentária, com as pinças arredondadas.Aos treze anos, os médios inferiores e as pinças se tornam arredondadas.Aos quatorze anos, há apenas a estrela radicular em todos os incisivos inferiores e todos os dentes estão arredondados.
Aos quinze anos, nas pinças superiores há apenas a estrela radicular.Aos dezesseis anos, os médios superiores contam apenas com a estrela radicular.Aos dezessete anos, todos os incisivos superiores exibem a estrela reticular e estão arredondados.
Desta forma, é então possível, observando-se o desgaste dos dentes do cavalo, determinar a sua idade.
(Equitação Especial)