19 de agosto de 2009

Atrelagem & Puro Sangue Lusitano


Origens e Características
Inspirada no Concurso Completo de Equitação (CCE), a Atrelagem é uma espécie de “triatlon” que objetiva demonstrar a versatilidade do condutor e cavalo atrelado.
Os cavalos para atrelagem têm que possuir características próprias, serem fortes, de porte elevado e andamentos progressivos e alongados, com boa suspensão no trote, que é o principal andamento para esse esporte.


Além do aspecto competição, que envolve maior divulgação e preparo, a grande aceitação que a atrelagem vem tendo nos dias de hoje, em todo o mundo, deve-se ao enorme prazer que proporciona aos seus praticantes, sendo uma forma segura, tranqüila e extremamente agradável de lazer para pessoas de todas as idades, não exigindo o mesmo grau de conhecimento e esforço físico da equitação. Presta-se assim, admiravelmente para os criadores e proprietários e respectivas famílias que podem, juntos, desfrutar de uma experiência fascinante. Não há nada mais agradável do que inspecionar éguas e potros no campo a bordo de um desses carros. É o tipo de atividade que quem começa não para jamais.

Atrelagem no Brasil
As Fazendas Interagro, de Itapira (SP), foram responsáveis pela introdução do puro sangue lusitano na atrelagem no Brasil.Único criador que produz cavalos Lusitanos para Atrelagem no País, a Interagro vem desenvolvendo uma linhagem própria de animais desde 1998. O investimento no esporte passa, ainda, por diferentes fases: desbaste dos animais, equitação e o treino específico, em que os animais são treinados individualmente e, depois, em parelhas.
Atualmente, as Fazendas Interagro possuem 'teams' de 4, 6 e 8 cavalos e também promovem cursos para formação de profissionais. Para a prática do esporte foram importados da Alemanha cinco “carros”: um do tipo "Marathon" para provas com obstáculos; dois do tipo "Fun-Line" para passeio e competições menos especializadas, e dois "Phaeton" para passeio e competições de 'dressage'.
O carro tipo “Marathon” é destinado às provas de 'cross-country' e tem tração individual; os outros carros podem ser utilizados com tração 'single', 'pair' ou 'team', esta última podendo ser com quatro ou mais animais.

O Lusitano
O cavalo Puro Sangue Lusitano possui características próprias para atrelagem, pois além de ser forte e dono de porte elevado, possui andamentos progressivos e alongados e boa suspensão no trote, principal andamento para esse esporte.As apresentações públicas são criteriosamente selecionadas, em eventos como mostras agropecuárias e da própria raça. No Jaguariúna Rodeio Festival, considerado o rodeio mais moderno do País, a Atrelagem das Fazendas Interagro já faz parte da programação, dando brilho e elegância às aberturas da festa. Nas Exposições Internacionais do Puro Sangue Lusitano é o único criatório da raça a se apresentar com parelhas de quatro e seis animais.Outro trabalho que é realizado paralelamente à seleção dos animais para a atrelagem, são os cursos de formação de profissionais ministrados por Antonio Mariano de Souza, condutor-chefe da fazenda desde 1988. Por duas vezes Souza estagiou em Portugal. Em 1994, fez equitação com Jorge Souza, e em 1997, na centenária Coudelaria de Alter - conhecida mundialmente pela seleção e treinamento de cavalos Lusitanos para esta modalidade - com Dr. Luis Lupi.
Interagro Lusitanos : www.interagro.com.br