Pode-se bater em um cavalo que morde você?
Esta pergunta é um convite a milhares de outros questionamentos que ajudam a entender melhor que a mente humana ainda não está na mesma sintonia que a mente dos cavalos. Causar dor em um equino é uma das piores atitudes para uma boa relação entre cavalos e cavaleiros. Bater em um cavalo em qualquer lugar próximo à cabeça por causa do ato de morder produzirá uma futura mordida ainda mais forte.
O que acontece quando alguém decide bater no cavalo que o mordeu é que esta mordida futura será mais efetiva. Por um lado, o cavalo se tornará mais ágil em relação ao tempo, mais rápido no ataque e mais veloz ao antecipar a atitude de ser atingido.
Cada uma dessas medidas é apenas uma garantia que você produzirá um cavalo mais perigoso e agressivo. É preciso tirar todas as ações dolorosas e violentas do treinamento, pois elas apenas farão com que o cavalo morda para baixo e saia levando partes de sua roupa e até mesmo da sua pele. Existem muitos outros caminhos para lidar com este problema.
Primeiramente eu devo dizer que quando lido com cavalos que mordem, observo que mais de 90% deles já receberam guloseimas (açúcar, cenouras, maçãs) das mãos de pessoas. Quando associamos comida com o corpo humano, nós estamos treinando os cavalos para morderem. A ciência provou que o mesmo acontece com tubarões e outros predadores marítimos. Frequentemente o proprietário dirá que ele nunca alimentou o seu animal por meio das mãos, mas acaba descobrindo que um dono anterior já fez isso. Contudo, lembre-se: ainda temos um problema para lidar.
Imediatamente, após distrair o cavalo, apenas vá embora levando o cavalo com você, pare, observe e responda a qualquer sinal de mordida, baseado nas ações que recomendei. Normalmente, após oito repetições, a reação de morder tende a ser eliminada, pois o cavalo irá voltar a sua atenção para a sua canela ou sua pata.