Resfôlego: é emitido nas situações de perigo ou dúvida sobre o perigo. Este som emitido serve para 2 coisas: alertar os outros membros do grupo e limpar as vias respiratórias que ficam prontas para a ação de fuga e para uma melhor respiração.
Guincho: é um sinal defensivo. É emitido, por exemplo, quando éguas estão com as tetas doloridas e não quer que sejam tocadas.
Ronco de cumprimento: som grave, trepidante, é utilizado como um sinal amigável do tipo “venha cá”, e principalmente em locais fechados quando um companheiro entra, ou nas horas das refeições.
Ronco de namoro: emitido por um cavalo ao aproximar-se de uma égua, com conotação sexual especifica. Muitas vezes, quando o garanhão emite este som, abana a cabeça vigorosamente, conservando a boca fechada e as narinas bem abertas.
Ronco maternal: dirigido pela égua à cria, som suave, e é utilizado quando e égua está ligeiramente preocupada com seu filho ou filha.
Rugido: quando os cavalos lutam ou estão em um estado fortemente emocional como medo, raiva. São raros nos cavalos domésticos.
Sopro: semelhante ao resfôlego, mas sem a trepidação. É gerado nas situações de dúvida, e também nas situações de euforia, alegria.
Aluísio Marins, MV